Considerada a maior franquia de açaí do mundo, com 300 unidades em três continentes, a marca Açaí Concept quer tornar-se referência no estado de São Paulo, onde planeja passar de 15 para 270 lojas nos próximos cinco anos. Na agenda de inaugurações de lojas para os meses de outubro e novembro estão unidades no Extra Anhanguera (Vila Leopoldina, São Paulo), Lapa, Interlagos, Jaguaré, São Bernardo, Santana, Faria Lima, e Vila Mariana. A franquia cresce porque possibilita um baixo valor de investimento, variando de R$ 90 mil a R$ 170 mil, e payback médio de 10 a 16 meses.
Franqueados máster em São Paulo, Alberto Oyama e Ivan Ferreira contam que a decisão de investir na marca veio depois de uma pesquisa que indica crescimento no mercado de açaí nos últimos 20 anos. “O Brasil se tornou quinto maior mercado de alimentação saudável, ou seja, a demanda está em alta. Uma marca estruturada como a nossa, tem oportunidade de se consolidar”, diz Ivan. Eles fazem parte de um grupo de expansão que pretende abrir 50 lojas na capital paulista.
Uma das que investem no negócio em São Paulo é Luanne Bolzan Daniel, que abre sua primeira franquia da Açaí Concept em novembro, no Shopping Metrô Tucuruvi, na Zona Norte capital. “Gostei principalmente da qualidade dos produtos e da identidade visual atrativa da marca”, pontua.
Sócio fundador da Acai Concept, Rodrigo Cavalcanti explica que o estado de São Paulo é estratégico para a empresa. “Nosso objetivo é crescer nesse mercado, com parceiros importantes que acreditam na qualidade e rentabilidade do nosso produto e no nosso modelo de operação”, destaca.
Partindo da matriz em Maceió, a Açaí Concept se expandiu até romper as fronteiras do exterior, chegando, ao Chile, Portugal, Estados Unidos, Suíça, Equador, Canadá e Argentina. Em meio aos conceitos que mantêm a Açaí Concept como referência mundial, vale destacar o suporte que a empresa oferece aos franqueados, tendo como base a supervisão do Grupo Concept Franchising, responsável pela consultoria, formatação e expansão de novos empreendimentos.
Fazem parte das vantagens oferecidas: orientações na escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico e direcionamento de marketing, além de assessoria na definição do estoque inicial e MIX de produtos, treinamentos técnicos, manuais de operação e gestão de negócio, homologação junto aos fornecedores, e suporte jurídico.