Quem vê os quiosques das castanhas glaceadas mais famosas do Brasil, instalados em shopping centers, dentro de grandes varejistas ou em aeroportos, pode não imaginar a possibilidade de negócios que aquele ponto de venda traz – além da venda direta ao consumidor no ponto físico.
A verdade é que a Nutty Bavarian, rede de franquias de castanhas glaceadas, tem um modelo de negócio para o franqueado que vai muito além do ponto de venda. O franqueado pode atuar em eventos e feiras (e há um carrinho da marca desenvolvido para esse fim), fazer brindes personalizados para empresas, casamentos, formaturas, batizados e outras datas comemorativas, e atuar na frente B2B (negócios entre empresas), ofertando os produtos para hotéis e estabelecimentos comerciais na sua região.
Rennan Lachi, franqueado Nutty Bavarian com sete operações em Curitiba (PR), é um dos empreendedores que trabalha os produtos da marca para além dos quiosques. Ele vende as castanhas como brindes para eventos e shows, faz kits de boas-vindas para empresa do segmento de saúde, participa da Maratona do Shopping Muller ofertando o produto em um kit e, agora, está planejando entrar em hotéis – tanto em eventos como no frigobar. “Sempre que recebo um produto novo, faço divulgação para o mailing de empresas e estabelecimentos”, conta.
Com o carrinho Nutty Bavarian que está em fabricação ele pretende atuar ainda mais fortemente nos eventos da cidade – com venda direta ao público -, além dos casamentos e formaturas, com a compra de uma quantidade pré-determinada de produtos, pré-definidas pelo contratante. “Essa frente de negócios possibilita não só aumentar a renda recorrente como colocar o produto cada vez mais em evidência”, diz Lachi.
Cileia Mendes Medeiros, franqueadas Nutty Bavarian há pouco mais de um ano com um quiosque em Três Rios (RJ), possui um carrinho da marca que possibilita a participação em eventos e feiras na cidade e arredores. “Já participamos de feira de artesanato, do Festival da Cachaça e de corridas de rua”, afirma.
A empreendedora, ao lado de sua irmã e sócia Cindia, também explora a frente de brindes personalizados para eventos coorporativos, datas comemorativas (como Dia dos Professores) e lembrancinhas de casamentos. A venda para cantinas de escolas e faculdades já é uma realidade. “Trabalhamos ativamente buscando novas oportunidades em empresas e estabelecimentos da cidade”, diz a franqueada. “Essa frente de atuação acaba trazendo um novo público ao quiosque da marca.”
Com mais de 170 unidades em operação, a Nutty Bavarian segue em expansão, visando abrir novas operações em todas as regiões do país.