Não é novidade pra ninguém que a pandemia da Covid-19 causou grandes estragos na economia brasileira. Alguns segmentos, entretanto, conseguiram se manter, como é o caso do franchising. Segundo os últimos dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias manteve sua curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19. O franchising registrou uma receita apenas 1,8% menor no período, comparado ao 4º trimestre de 2019, que foi de R$ 54,966 bilhões para R$ 53,976 bilhões.
Neste cenário, franquias que oferecem serviços de limpeza e higienização têm percebido a alta demanda do consumidor principalmente por questões sanitárias envolvendo a pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), redes do setor movimentam cerca de R$ 18 bilhões no Brasil.
Sendo cada vez mais valorizado, o segmento se mostra bastante promissor principalmente para quem pensa em investir no próprio negócio abrindo uma unidade franqueada nessa área, pois além de indispensável, não sofre com sazonalidade.
“Uma vez estando mais tempo em suas casas, as famílias começaram a investir mais ainda tanto em serviços e produtos de construção e manutenção, como em limpeza e conservação e não somente por uma questão de estética e aconchego, mas, sobretudo, por motivos de saúde e higiene”, explica José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help, primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas.
Com 130 unidades em todo país, a Mary Help viu muitas de suas unidades crescerem mesmo no período de isolamento social. Três delas em especial, duas no litoral de São Paulo e uma em Salvador (BA), ganharam destaque na rede.
Inauguradas no início de 2020, as unidades da Mary Help em Santos e Praia Grande, ambas no litoral de São Paulo, viram seus negócios prosperarem em plena pandemia da Covid-19. A de Santos, por exemplo, registrou crescimento fantástico em maio – logo no início da pandemia, finalizando 2020 com 800 diárias. As duas unidades juntas são um sucesso e contabilizaram mil diárias em dezembro do ano passado e quase 5 mil no ano fechado de 2020.
“Ninguém esperava uma pandemia, mas onde existem problemas também existem oportunidades. Após o início da quarentena, a Mary Help encontrou meios de continuar trabalhando, e surgiu a oportunidade de oferecer novos serviços que nos permitiu expandir em meio a tudo isso. O maior desafio foi amenizar o medo do contato entre clientes e profissionais, e fazer com que ambos respeitassem os novos protocolos e medidas de segurança contra a Covid-19”, declara Carolline Marchi Bento, franqueada da Mary Help em Santos e Praia Grande.
Para conseguir superar o tão conturbado início de pandemia no ano passado e ainda crescer, a franqueada apostou na qualificação de sua equipe, dedicação no serviço de pós-venda, que resultaram na fidelização de cliente, e investimento em marketing digital. Ela também contou com o esforço por parte da franqueadora em aumentar a oferta de serviços – foram três lançamentos – limpeza, higienização e impermeabilização de estofados e lavagem e higienização de tapetes, e de se reinventar.
Carolline optou por investir em duas franquias da Mary Help em 2109 ao se mudar para Santos e procurar diarista para contratar, foi quando descobriu a rede. A facilidade de contratação e a experiência positiva como consumidora a levou a pesquisar sobre esse mercado até que percebeu que havia um espaço a ser explorado na baixada santista. Ela também identificou no negócio uma possibilidade de contribuir para a inclusão social, uma vez que ajuda profissionais qualificados que estão com dificuldades de conseguirem emprego sozinhos a se realocarem no mercado de trabalho.
“Os diferenciais que me chamaram a atenção, sem dúvidas partiram do meu primeiro contato com alguns franqueados antes de adquirir as unidades e do profissionalismo e a paixão com que o fundador da Mary Help, administra a empresa e todo suporte que ele oferece aos franqueados, desde o aprimoramento e o investimento constante do sistema da franquia, o know-how que ele passa aos franqueados até a preocupação que ele tem com a satisfação do cliente final. Tudo isso transmite toda seriedade da marca e o quão satisfatório é fazer parte dessa empresa”.
Para poder se tornar franqueada, Carolline investiu mais de R$ 100 mil na abertura das duas unidades. Hoje ela conta com uma base de clientes com um pouco mais de 1.970 cadastros em Santos e a média de diárias realizadas nos últimos seis meses gira em torno de 680 agendamentos mensais. Já em Praia Grande, são registrados um pouco mais de 1.300 cadastros e uma média de 200 diárias por mês.
Entre os serviços mais solicitados pelos clientes nas unidades estão o de faxina, seguido por passadeira, o de sanitização de ambientes e mais recentemente, as diárias para lavagem de estofados.
“O mercado de limpeza e conservação tem enorme potencial de crescimento e começou a ser profissionalizado principalmente no que diz respeito à formação de diaristas. Indico a Mary Help para quem quer contratar e para quem quer empreender”, finaliza Carolline.
Outra unidade da Mary Help que se tornou um caso de sucesso em plena pandemia da Covid-19 é a de Salvador (BA), que foi inaugurada em setembro do ano passado por Antonio Carlos Santiago, que investiu cerca de R$ 70 mil.
“As negociações para abertura da unidade começaram no final de 2019 e só fui inaugurar no começo do ano passado, quando já havia iniciado a pandemia. Segui sem olhar para traz. Hoje estamos transformando o mercado de diaristas e a cultura do consumidor de Salvador, que sempre contratou diaristas e domésticas por indicação. Percebo que as pessoas estão enxergando as vantagens e preferindo contratá-las pela Mary Help”, conta Antônio.
“Minhas expectativas são as melhores possíveis, o nosso público está consciente do cenário e encontraram alternativas seguras de seguir a vida se cuidando. O mercado está aberto e o formato de chegar ao consumidor que mudou, principalmente com a comunicação nas redes sociais. Nós resgatamos a confiança do cliente final, mostrando que vamos cuidar da casa dele com segurança e qualidade, o escutando a cada diária executada, e nos preocupando em oferecer sempre o melhor”.
Com 38 anos de experiência na área comercial do mundo corporativo, Antônio sempre atuou como executivo de vendas. “O mercado de franquia é desafiador, a estrutura de uma franquia, os processos definidos, sistema, suporte e organização são muito importantes e você já inicia o negócio com um salto”, declara.