A economia brasileira em 2014 foi cheia de altos e baixos e trouxe preocupação para empresários de diversos setores. Se o cenário era negativo para alguns, o mesmo não ocorreu para o ramo da alimentação. De acordo com o que divulgou o IBGE, em junho passado, o gasto com alimentação fora de casa pode ser de 38% a mais do que em 2013 (que resgistrou no período de 12 meses o faturamento de R$ 116,5 bilhões). Ainda segundo a pesquisa, espera-se que no próximo ano o crescimento no setor continue, mesmo que de maneira tímida. Para franqueadores do ramo este crescimento ocorrerá, e os mesmos pretendem difundir suas redes por todo o Brasil.
Especialistas da área afirmaram que a Copa do Mundo acabou interferindo nos negócios de forma desfavorável. Sylvio Drummond, diretor da Camarão e Cia, informou que o evento causou sim um impactou no volume de vendas negativamente, mas nada que impedisse o crescimento da empresa. “Conseguimos atingir todos os objetivos estipulados para 2014 e estamos em pleno processo de expansão. Também estamos ensaiando os primeiros passos para levar a franquia para o mercado internacional de fast food”, explicou. Eduardo Silva, diretor da Croasonho, disse que este ano foi muito bom para a empresa. “Nós abrimos 12 novas lojas, crescimento de 23% em número de unidades, e com isso atingimos um faturamento de R$ 65 milhões”.
O ano de 2015 provavelmente será um ano de estabilização. No setor da alimentação os prognósticos mostram que haverá crescimento menor do que registrado nos anos anteriores. Porém, este fato não preocupa os entrevistados. Drummond falou que “para nós, esses dados representam um desafio positivo. Estamos lidando com uma marca forte, consolidada do mercado e reconhecida pela qualidade dos produtos que oferece. Para continuar crescendo, temos que manter a excelência, fazer planejamentos e investimentos corretos. Nunca nos acomodamos com os resultados, independente do momento que o mercado vive”.
Silva salientou que a Croasonho não acredita que haverá uma queda no crescimento do setor. “Desde 2008 identificamos que o modelo de franchising crescia com muita força e em conjunto com meu sócio identificamos que a alimentação em especial, é a que tinha maior tendência a crescimento, em função ao aumento de refeições fora do lar e o setor que menos sofre com períodos de dificuldades na economia. Identificamos na Croasonho a possibilidade de se criar uma nova tendência de consumo”, enfatizou.
As expectativas para 2015 de ambas empresas são altas. A Camarão e Cia pretende pretende abrir novas operações em shoppings em todo o País, mas com foco principalmente na Região Sul, onde existem menos unidades da rede. “Para conseguir novos franqueados na área, inclusive, vamos oferecer condições especiais de negócios. De acordo com nossas previsões, vamos fechar 2015 com aproximadamente 75 unidades em funcionamento, o que representa um aumento em torno de 25% no faturamento. Até 2016 teremos atingido a meta dos 100 restaurantes brasileiros”, enfatizou Sylvio.
A Croasonho também irá para outras regiões do Brasil. “Em 2015 consolidaremos a Croasonho a nível nacional, com a inauguração de lojas nas duas regiões que ainda não estávamos presentes, o Norte e Centro-Oeste. A previsão de faturamento para o próximo ano é de R$ 85 milhões. Em longo prazo, pensamos em levar a marca para o exterior. No momento, temos algumas praças com projetos de lojas para inaugurar em São Paulo (SP), Indaiatuba (SP), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Foz do Iguaçu (PR), Passo Fundo (RS) e Porto Alegre (RS)”, concluiu Silva.