Depois de se formar em Gestão de Agronegócio, o empreendedor Davi Penhalver saiu de Uberaba (MG) para se aventurar no município mato-grossense de Sorriso. Ainda que estivesse na “capital nacional do agronegócio”, o mineiro não viu muitas perspectivas no ramo, ao mesmo tempo em que enxergou um mercado pouco difundido na região, o do açaí, o qual sempre consumiu em sua cidade natal. Em dezembro de 2014 ele inaugurou a primeira unidade da Açaí Beat no Centro-Oeste do país e depois abriu mais duas, com as quais soma hoje faturamento de R$ 2 milhões anuais.
Quando decidiu empreender com a Açaí Beat, Davi não possuía o capital necessário, o qual adquiriu por meio de empréstimos com amigos e família. Depois que inaugurou a unidade de Sorriso, outros desafios surgiram. “A principal dificuldade foi em relação à logística. A fábrica fica a 1.600 km daqui, por isso, o transporte dos insumos sai caro”, conta. “A franqueadora me ajudou nisso, barateando os fretes”. Com o rápido crescimento da loja, ele quitou as dívidas em um ano e recuperou o investimento de R$ 120 mil em 16 meses.
No começo de 2016, seguindo o sucesso da operação da primeira unidade, mesmo em meio à crise, Davi abriu mais duas, desta vez em Sinop (MT). “O mercado de açaí não oscila muito. As pessoas não deixam de consumir, porque o valor é baixo”, explica. Para a segunda loja, ele conseguiu um empréstimo bancário com taxas menores; já para a terceira, aberta há dois meses, ele obteve o capital por meio de parceria da Açaí Beat com o banco Santander. Além de administrar os três pontos, o franqueado foi responsável por atrair novos interessados em operar na região Centro-Oeste, onde a Açaí Beat em breve possuirá oito unidades.
Como reconhecimento ao sucesso das lojas e à ajuda com a expansão da rede, este mês Davi ganhou da franqueadora uma viagem internacional e escolheu Barcelona, na Espanha, como destino. Para 2017, a meta é abrir mais três unidades em Rondonópolis (MT) e ajudar a rede a inaugurar um centro de distribuição do açaí no centro-oeste, otimizando, assim, a operação local. “A Açaí Beat cresce junto com seus franqueados. É estimulante ser reconhecido pelas nossas conquistas, mostra a solidez da parceria com a marca!”, afirma o empreendedor.