Franqueado da Gigatron Franchising mostra que atendimento personalizado é a chave do negócio

Assim como alguns funcionários se destacam dentro de empresas, alguns franqueados também fazem sua parte se sobressaindo em redes de franquias, como acontece na Gigatron Franchising, rede de serviços em tecnologia. E Jorge Ricardo Souza Lima, de 39 anos, de Salvador, na Bahia, é um desses. Empreendedor do modelo de negócio de softwares da marca, o profissional reúne uma bagagem de mais de 20 anos na área de informática, construindo um currículo sólido nas áreas de suporte técnico, desenvolvimento de softwares, bancos de dados, coordenação de projetos, entre outras. Mas foi como franqueador que ele vem se destacando nos últimos anos. 

“Iniciei minha vida profissional ainda adolescente. Abri minha primeira empresa formal antes dos 18 anos, mas, antes disso, já atendia clientes prestando assistência técnica, em meio a um curso de nível médio/técnico em Processamento de Dados – na época, a “Profissão do Futuro”. A partir daí, não parei mais”, conta ele. “Passei, então, a observar e tentar entender esse mercado, conversando com pessoas, analisando classificados de jornais e tentando viabilizar algo inovador nessa área”, lembra ele. O interessante na trajetória de Ricardo é “olhar” para novas possibilidades, sem deixar de lado a área que ele tanto admira e com a qual se identifica, tecnologia.

 Reinventar a roda

 Foi então que esse apaixonado por tecnologia resolveu inovar. “Resolvi fazer o que muitas pessoas já faziam, porém, com uma ‘cara’ diferente!”, conta. E foi assim que, ainda adolescente, ele decidiu chamar a atenção das pessoas por meio de um negócio próprio. Ele iniciou um projeto, no próprio quarto de casa, com apenas um telefone e um computador, chamado “Banco do Computador”, um banco de dados que permitia o consumidor cruzar informações de quem queria vender computadores com quem queria comprar.

Posteriormente, ele chegou a trabalhar também para o Governo do Estado da Bahia. “Recebi um cargo público para dirigir um projeto do Governo que utilizava TI como base. Depois, empreendi em outro negócio, onde passei a atender grandes redes de varejo e seus consumidores finais, prestando assistência técnica, como Posto Autorizado de grandes fabricantes de computadores. Ainda assim, eu achava que me faltava algo! Foi então que, em 2010, fui em busca de novas experiências profissionais, o que me deu uma bagagem maior ainda nessa área”, conta ele.

Até que em 2011, Ricardo decidiu voltar para a Bahia – sua terra natal – e atuar em uma grande empresa de softwares, como analista de implantação, passando ainda pelo departamento comercial desta companhia, cujo ramo era o mesmo da Gigatron Franchising. “E foi aí que eu conheci a marca e tudo mudou na minha vida!”, lembra.

Inovação na Gigatron

 Foi na Gigatron Franchising, em fevereiro de 2014, que Ricardo se encontrou. E agora, o empreendedor continua com o desafio de implantar medidas inovadoras para “fazer o negócio dar certo”. “Atuar no setor de franchising parece uma medida segura e assertiva, mas, isso não é possível sem muito trabalho e inovação, em lugar algum no mundo”, acredita ele.

Por isso, ele adotou medidas para estar próximo do cliente. “Com foco no resultado deste, e não no meu”. Então, decidiu estudar os clientes, a fundo, cada um deles. Lembrando que a Gigatron, franquia de Softwares, atua com a implantação de mais de 20 soluções em softwares para empresas de varejo e prestadores de serviços que faturam até 3,6 milhões por ano, de vários segmentos. “Lidamos com donos de lojas de roupas, padarias, comércio em geral. Enfim, vários tipos diferentes de negócio em busca de soluções comuns para seus empreendimentos: gestão eficaz e eficiente!”, conta.

Logo após um tempo na franquia, Ricardo chegou a seguinte conclusão: “Existem basicamente dois tipos de clientes para o nosso produto: o cliente que está desorganizado e quer se organizar – na maioria das vezes, isso significa que o negócio dele está em crise e ele está tentando se salvar; e o cliente que está organizado e deseja melhorar ainda mais a sua gestão”.

E foi aí que ele inovou. Ao invés de sair por aí, sem planejamento, atrás de clientes, Ricardo passou a fazer uma espécie de consultoria junto à empresa do cliente, e não somente oferecer, vender, instalar e faturar com a implantação do software. “O intuito é mostrar que não vendemos apenas programas de gestão empresarial, nossa solução envolve uma consultoria, um acompanhamento especial e individual. Cada caso é um caso. E todo cliente gosta de uma atenção especial!”, reforça. “Se eles crescem, nós crescemos juntos!”, acrescenta.

O empreendedor lembra também que o centro das atenções do seu negócio sempre foi 90% o Software ERP, um “clássico” entre os softwares da Gigatron, que permite a empresa (cliente) realizar gestão de estoque, visualizar resultados, elaborar relatórios, gestão de compras, gestão de clientes, gestão financeira, gestão fiscal e gestão de produtos. “Caminhamos por diferentes áreas da Gestão, desde O&M até orientação jurídica através de parcerias com outras empresas locais, no sentido de orientar o que fazer, como e quando! Assim, o cliente se sente mais seguro em nos ter por perto”, explica.

Tal medida logo lhe rendeu bons frutos. “Para se ter uma ideia, no ano 2014, eu já conseguia uma média de faturamento mensal de R$3 mil reais mensais, nos primeiros meses com a franquia. Já no fim do mesmo ano, o faturamento já tinha triplicado, com receitas entre suporte técnico e treinamentos”, lembra. 

“Mesmo diante da crise econômica e política que o Brasil ainda enfrenta, estamos crescendo!”, afirma o empreendedor. “Atualmente conseguimos um faturamento de até R$10 mil, aproximadamente, com implantações (treinamento de clientes) e suporte técnico mensal”, revela.

Outra medida inovadora do franqueado foi na forma de prospectar clientes. Ele investiu em um profissional exclusivo para realizar pesquisa de mercado in loco e identificar empresários que já possuem um sistema de gestão, mas, por algum motivo estão insatisfeitos. Isso resultou na melhoria dos processos da franquia, melhor gestão do tempo dele à frente das atividades do dia a dia e melhores resultados.

Dessa forma, Ricardo coloca diariamente em prática o termo que segue seu caminho profissional desde a adolescência: inovação. “No meu ponto de vista, isso significa que, você pode até fazer o que todos já fazem, mas deve fazer de forma diferente, enxergar nas entrelinhas, e ver o que ninguém viu. Esse é o caminho”, finaliza.