Franqueado da Frango no Pote aposta em divulgação para aumentar o faturamento de sua unidade em Ponta Grossa, no Paraná

Rodrigo de Angeli, 42 anos, tem a loja desde dezembro de 2020 e a receita já ultrapassou a média mensal da rede

Franqueado da Frango no Pote desde dezembro de 2020, Rodrigo de Angeli, 42, tem investido fortemente em divulgação para atrair a clientela. A iniciativa tem dado resultados positivos. Sua loja, localizada em Ponta Grossa, no interior do Paraná, ultrapassou em 30% o faturamento médio das unidades da rede.

“Sempre tenho promoções ativas no iFood, e sempre variadas”, explica.

O aplicativo de entrega de comida, vale ressaltar, é um forte parceiro da Frango no Pote. Com vendas delivery exclusivas por essa plataforma, a rede de franquias viu o faturamento via entregas passar de R$ 300 mil por mês em 2019 para R$ 2,3 milhões por mês em 2020, considerando todas as 40 lojas em operação. Em 2021 essa receita já subiu ainda mais, e está na casa dos R$ 3,3 milhões por mês somente com delivery. “Estruturamos nosso processo de entregas, melhoramos o delivery e focamos na parceria exclusiva com o iFood, que nos deu bastante visibilidade”, explica Carlos Augusto Jr., 22 anos, filho do fundador da rede e CEO da empresa.

Além das promoções ativas no iFood, como ofertas para primeiro cliente, preços específicos para o almoço e “peça três vezes e ganhe R$ 20”, Rodrigo mantém uma propaganda fixa em uma rádio local com 120 inserções e mais cinco inserções ao vivo em outra estação da cidade.

Ele também começou com distribuição de panfletos abordando pequenos preços e faz visitas frequentes ao comércio vizinho, divulgando suas ofertas. “Fazemos uma divulgação extremamente agressiva do telefone da loja para pedidos, o que melhorou nossa performance em 10%”, afirma. Por mês, o empreendedor investe cerca de R$ 2,5 mil em divulgação.

Os panfletos com foco no almoço dobraram o movimento no horário.

Carlos Augusto Jr, CEO da rede, ressalta a importância de o franqueado atuar de forma próxima na gestão da loja. “Quando o franqueado faz a sua parte e coloca as ações em prática, sempre com o aval da franqueadora, os números ficam ainda melhores”, diz.

Frango no Pote cresce pelo Brasil

A rede de franquias Frango no Pote, fundada em 2012 em Brasília, no Distrito Federal, se espalhou pelo Brasil. Atualmente, está presente em 21 estados, com 40 lojas abertas e mais 44 contratos vendidos em processo de implementação. A marca segue em busca de franqueados em todo o país e o investimento inicial em uma loja é a partir de R$ 199 mil. O foco são unidades de rua.

Em junho, a rede inaugurou sua primeira unidade no Rio de Janeiro e a primeira no interior de São Paulo, na cidade de Sorocaba.

Em 2020, mesmo com a pandemia, o faturamento da Frango no Pote subiu 17% e chegou a R$ 25 milhões. Para 2021 a meta é crescer entre 10% e 15%.

Da churrasqueira de casa para todo o Brasil

Em 2012, a Frango no Pote nasceu de uma forma bem caseira – literalmente. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011, Carlos Augusto Nepomucemo da Silva, conhecido como Carlão, hoje com 49 anos e diretor financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria.

“Desenvolvemos uma marinada do gosto do brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva”, comenta Jr, formado em gastronomia e responsável pelo cardápio que a Frango no Pote oferece hoje aos clientes.

Na época da fundação da empresa, no entanto, ele tinha apenas 12 anos. “Meu pai assava os frangos e eu cuidava das embalagens”, lembra. “Eu já era apaixonado por culinária, assistia vários programas sobre o tema e fazia cookies para vender na escola e ganhar meu próprio dinheiro.”

Os frangos começaram a ser fritos em uma fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.

Com o sucesso das vendas, os amigos começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade, e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e começou a vender novas lojas pelo sistema de franquias.

Hoje, das 40 lojas em operação, 20 estão no Distrito Federal. A primeira unidade em São Paulo foi inaugurada em dezembro de 2020, no bairro de Aricanduva, na zona leste da cidade. A segunda unidade na capital paulista veio logo depois, em abril de 2021, no bairro de Santana, na zona norte. A terceira loja na cidade será inaugurada no Tatuapé no segundo semestre.

Cada unidade aberta emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três colaboradores, hoje emprega cerca de 30 funcionários.

Uma curiosidade sobre o CEO de 22 anos. Aos 16 ele saiu da escola e entrou na faculdade de gastronomia. “Eu era o mais novo da minha turma”, diz. Aos 18 concluiu o curso. Depois foi para os Estados Unidos passar uma temporada de trabalho e em 2018 voltou para assumir a Frango no Pote.

Já Carlos Augusto, o pai e fundador, é formado pedagogo e tem pós graduação em administração escolar. “Alimentação não é a minha área, foi um aprendizado constante ao longo desses últimos anos.”