O objetivo da administradora Camila Consentino, 27 anos, sempre esteve ligado a impactar pessoas. Após algumas passagens por grandes empresas e uma vivência na Austrália, Camila conheceu a Solutudo – franquia que agrega contatos e informações sobre empresas e comércios das regiões onde atua – e identificou a oportunidade de correr atrás do sonho de mudar para melhor o ambiente a seu redor. A parceria com a marca deu tão certo que, da primeira franquia aberta em 2015 em Atibaia (SP), Camila já está iniciando duas próximas operações em Bom Jesus dos Perdões e Piracaia, ambas as cidades do interior paulista.
“A Solutudo é um canal que, além de gerar contatos para nossos clientes, permite que eles não precisem investir em um site próprio para divulgar o que fazem”, afirma a franqueada. “Esse é o principal impacto que a Solutudo apresenta para os empresários das cidades onde está presente: oferecemos a possibilidade de potencializar negócios em um veículo que é acessado por quem está em busca de um determinado serviço ou produto – ou seja, esse contato é altamente assertivo”, ressalta.
Além disso, a Solutudo realiza, anualmente, uma série de eventos entre seus empresários parceiros, permitindo que eles possam desenvolver relacionamento e, até, pensar em futuras parcerias juntos. Os encontros promovidos por Camila em Atibaia, já são os maiores da cidade, realizados para os empresários da região: “Começamos reunindo 70 empresários, passamos para 115 e nosso último evento reuniu 300 empreendedores – o maior evento de networking empresarial da cidade”, diz Camila. A base de contatos cadastrados na cidade é de 8 mil empresas, sendo 225 deles parceiros Solutudo. Para iniciar a operação em Atibaia, Camila investiu R$ 85 mil no desenvolvimento de seu escritório, além da compra de equipamentos, e contratação de equipe.
Como a empresa cadastra todas as empresas e comércios da região que atua no portal, os usuários encontram todas as informações sobre aquela cidade no site e no aplicativo da Solutudo. Porém, as companhias que se tornam parceiras da empresa ganham destaque nas buscas e um espaço maior para expor todas as suas informações (que podem ser fotos, vídeos e informações sobre produtos). E os anunciantes parceiros conseguem identificar o que seus usuários e clientes buscam, facilitando a compreensão da demanda. “Somos o único veículo de comunicação que agrega todas as informações em uma base única e que permite a compreensão dos hábitos de consumo”, ressalta Rafael Somera, cofundador da Solutudo.
A Solutudo foi criada com o propósito de reunir todas as informações da cidade de Botucatu, onde os fundadores, Somera e Erika Morales, nasceram e viveram. Em 2005, eles criaram o portal ao perceberem que as antigas “listas amarelas” tinham ficado para trás, mas não havia nenhum outro produto que suprisse a necessidade dos moradores de saber onde encontrar informações sobre restaurantes, empresas, festas, prestadores de serviços e até vagas de emprego.
Para aumentar sua capilaridade, a Solutudo apostou no franchising no início de 2015. “Ficamos apenas com uma unidade própria, vendemos as demais e aderimos às franquias por entendermos que precisávamos trazer sócios que nos ajudassem na expansão. Em contrapartida, a franqueadora passou a investir ainda mais em desenvolvimento para garantir aprimoramentos constantes em todos seus canais e, especialmente, em seu aplicativo e site”, afirma Somera. Atualmente, a Solutudo tem 25 franquias operando nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito