Foi trabalhando no ramo de moda como personal stylist e produtora por três anos que Rafaela de Alencar, 29, conheceu diversos países, entre os quais Canadá, Itália e Austrália. Ao voltar de vez para o Brasil, em vez de retomar a carreira, decidiu investir no mercado de intercâmbio e turismo, para ajudar outras pessoas a também desbravarem o mundo. Hoje, com sete anos de experiência na área, ela gerencia duas unidades da Travelmate em São Paulo (SP). A primeira, com oito meses de operação, já fatura R$ 1,8 milhão.
A empresária entrou para o segmento em uma agência, onde logo mostrou talento e foi promovida ao cargo de Gerente de Produtos. Nesse período, contatava escolas e universidades de todo o mundo e conheceu mais profundamente as diversas oportunidades que o intercâmbio poderia proporcionar. “Como já era fluente em inglês e italiano, além de ter espanhol básico, as negociações fluíam bem e eu aprendi muitas técnicas rapidamente”, lembra.
Foi quando decidiu que queria comandar o próprio negócio e começou a comparar franquias, até optar pela Travelmate. “Já conhecia as principais marcas e sabia que aqui me sentiria mais segura e teria abertura para discutir minhas ideias e fazer o que acredito”, justifica. E foi a assim que aconteceu. Com o apoio da franqueadora, Rafaela juntou-se ao sócio Fernando Mineli – que vinha da área de Marketing e sempre quis empreender – e fez de sua primeira unidade, em Moema (SP), uma das únicas loja-conceito da rede: um formato diferenciado com decoração moderna, plantas, choperia e até um funcionário inusitado: o cãozinho Duff. Do modelo Premium, o investimento foi de R$ 60 mil, cujo retorno veio em apenas quatro meses.
Com um mix de produtos diversificados, os carros-chefe são os pacotes de cursos de língua, Au Pair, High School e Higher Education, para destinos como Inglaterra, EUA, Canadá, Malta e Irlanda – os mais pedidos –, além de Alemanha, Espanha, França, Austrália e Nova Zelândia, que não ficam tão atrás. Com aprovação e indicação de 98% dos clientes, a empresária abriu uma nova unidade do modelo Express, inaugurada no Morumbi, em setembro. Agora, Rafaela negocia com a franqueadora a criação de novos programas para a marca e formas de levar os mesmos resultados das lojas-conceito, como a sua, para o restante da rede.
Segundo Maurício Buerger, Diretor de Marketing da Travelmate, a rede apoia as ideias dos franqueados e incentiva que compartilhem suas vivências. “Como exemplos de ponto fora da curva, é muito interessante que nossos parceiros mais bem-sucedidos levem suas estratégias para os outros, a fim de estimulá-los e elevar ainda mais nosso nível no mercado”, afirma. Para 2019, Rafaela pretende abrir uma terceira unidade e triplicar o faturamento, chegando a R$ 4,5 milhões.
Com crescimento de 25% em 2018, a Travelmate espera abrir mais 15 franquias e faturar mais de 45 milhões em 2019.