A rede de franquias Frango no Pote triplicou o número de unidades abertas em 2021, alcançando a marca de 57 operações. Em faturamento, a rede cresceu 126% no ano de 2021 comparado a 2020.
Prestes a completar 10 anos de vida a rede está presente em 22 estados e no Distrito Federal, e mesmo com as incertezas em relação aos rumos da pandemia e em um ano eleitoral, a expectativa é fechar 2022 com 120 lojas abertas.
Boa parte das novas unidades será aberta nas regiões Sul e Sudeste do país, principalmente no interior do estado de São Paulo.
Em 2012, a Frango no Pote nasceu de uma forma bem caseira – literalmente. Em uma viagem aos Estados Unidos em 2011, Carlos Augusto Nepomuceno da Silva, conhecido como Carlão, hoje diretor financeiro da rede, conheceu o frango frito vendido no balde e tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria.
“Desenvolvemos uma marinada do gosto do brasileiro para temperar o frango e usamos uma farinha exclusiva”, comenta Carlos Augusto Jr, 23 anos, filho do fundador da rede e CEO da empresa. Formado em gastronomia, Jr é responsável pelo cardápio que a Frango no Pote oferece hoje aos clientes.
Os frangos começaram a ser fritos em uma fritadeira na churrasqueira da casa de Carlão. No primeiro dia foram cinco pedidos, aumentando sucessivamente. A qualidade do produto se espalhou e logo ele abriu uma loja em frente ao condomínio onde morava, em Brasília.
Com o sucesso das vendas, os amigos começaram a querer abrir unidades da Frango no Pote em outros locais da cidade, e o empreendedor formatou o modelo de franquia. Em 2014 a marca se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e começou a vender novas lojas pelo sistema de franquias.
Cada unidade aberta da Frango no Pote emprega entre 7 e 14 pessoas. A franqueadora, que começou com três colaboradores, hoje emprega cerca de 45 funcionários.