A inflação ao longo de 2022, mais alta principalmente no primeiro semestre do ano, e a volatilidade nos preços das matérias-primas foram os principais desafios enfrentados pela rede de franquias Frango no Pote no ano passado. Esses fatores, no entanto, não abalaram o crescimento da marca. “Superamos com ajustes de cardápio e parcerias com novos fornecedores”, explica Carlos Augusto Jr, CEO da Frango no Pote.
A rede viu seu faturamento chegar a R$ 93 milhões em 2022, um crescimento de 60% em relação a 2021. Além dos ajustes necessários, Carlos Augusto Jr menciona como fatores importantes para esse resultado o fortalecimento do franqueado, o aumento do ticket médio, campanhas de incentivos com metas e tração de vendas.
Há uma década no mercado, a Frango no Pote inaugurou 10 novas unidades em 2022, chegando a 75 franquias em operação. Para 2023, a meta é inaugurar mais 15 lojas, no Centro-Oeste e Sudeste do país. A previsão, dessa forma, é alcançar uma receita de R$ 125 milhões este ano. “Acreditamos que este seja o ano da consolidação da marca”, afirma o CEO. Nesse sentido, os processos internos estão em revisão. “Para que o foco central seja sempre o sucesso de nosso franqueado e um suporte de ponta”, diz o empreendedor.
Da churrasqueira de casa para todo o Brasil
Frango frito com gostinho 100% brasileiro. Foi com esse propósito que nasceu o Frango no Pote há dez anos. Em uma viagem aos Estados Unidos, Carlos Augusto Nepomuceno da Silva, conheceu o frango frito vendido no balde, tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria ao lado do filho Carlos Jr. Na área da churrasqueira de casa, em Brasília, desenvolveram uma marinada com temperos nacionais para temperar o frango, utilizando uma farinha exclusiva para empanar e fritaram os primeiros pedaços.
A receita de sucesso levou logo à abertura da primeira loja e expansão dos negócios. Após 10 anos completados em 2022, a rede conta com mais de 70 lojas espalhadas por todo país.