Francal cria feira para impulsionar negócios da gastronomia e preservação da culinária japonesa

As franquias de comida japonesa tiveram em 2014 faturamento superior a R$ 411 milhões, com previsão de novo crescimento este ano. Os restaurantes japoneses no Brasil somam 3 mil e os asiáticos mais 500, segundo a Aregala – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas. Em São Paulo, enquanto as churrascarias somam 500 restaurantes, os japoneses já atingiram 750, de acordo com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo.

Atenta ao potencial de empresários interessados em investir na alimentação japonesa e nas atividades ligadas à alimentação saudável, o evento lançado pela Francal Feiras tem como objetivos incrementar os negócios, promover o intercâmbio de informações entre investidores e fabricantes brasileiros e japoneses, capacitar profissionais, debater os gargalos do comércio entre Brasil e Japão e preservar a identidade da culinária tradicional daquele país em especial.

De volta aos números: atualmente todos os estados brasileiros tem restaurantes japoneses – a população de japoneses no Brasil é estimada em mais de 1,6 milhão sem contar seus milhões de descendente, fora mais 200 mil chineses e 50 mil coreanos. Para atender esse imenso universo a Japan Food Show será mais que uma feira de negócios. Estão previstos extensa programação técnica e aulas de culinária com chefs estelares

“A Japan & Asian Food Show é um evento profissional de negócios para a indústria e o mercado da culinária asiática, especialmente desenvolvido para atender a demanda do setor”, explica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras. Abdala observa que os gargalos desse segmento de mercado incluem riscos de perda de referência da culinária japonesa devido a sua expressiva população.

A gerente do evento, Lúcia Cristina de Buone, identifica também a falta de atendimento com os requeridos padrões de excelência como um problema por conta da explosão da demanda. Lúcia Cristina acredita ter espaço para um evento anual dedicado à manutenção e aprimoramento das características tradicionais da culinária asiática. Como distorções ela aponta o sushi de pão e de coco, entre outros, e a falta de profissionais especializados.

Entre os expositores estão empresas de alimentos, indústria de pescados e saquês, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação e administração, como franquias, logística e gestão. O público-alvo do evento é composto por restaurantes e temakerias, chefes e assistentes de cozinha, lojistas, bufês, centros gastronômicos, importadores, distribuidores e investidores.

Primeira Página Assessoria – Felipe Ribeiro

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!