Belo Horizonte está em constante crescimento quando o assunto é o aumento da abertura de franquias. Dentro disso, uma rede de franquias com destaque no segmento de alimentação é a Fórmula Pizzaria, nascida na capital mineira e que entrou para o franchising no ano passado.
Levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que Belo Horizonte é a sexta cidade mais populosa do Brasil. A capital também foi indicada pela Population Crisis Commitee da ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo a metrópole com a melhor qualidade de vida de toda a América Latina, estando em 45ª posição entre as 100 melhores cidades de todo o mundo para se viver.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de alimentação registrou um crescimento de 6%, somente no primeiro trimestre deste ano em comparação com 2016. O faturamento passou de R$ 9,415 bilhões para R$ 9,935 bilhões
Belo Horizonte em plena expansão
Eduardo Luiz de Brito Mosqueira, 60 anos, engenheiro eletricista com pós-graduação em TI e mestrado em Administração foi um dos novos empreendedores que percebeu o quanto investir no setor de alimentação vem se tornando rentável. Ele conta que teve seu primeiro conhecimento da rede através de anúncios da Loja de Franquia e desde então decidiu investir devido aos principais atrativos e seus pontos positivos. “A Fórmula Pizzaria apresenta total simplicidade da operação, excelente qualidade do produto e baixo investimento quando comparado a outras equivalentes”, afirma Eduardo sobre os principais pontos que o chamaram a atenção para investir em abrir uma unidade no bairro Anchieta, em Belo Horizonte (MG).
Bagagem de sucesso
Este é o primeiro negócio próprio de Eduardo, que carrega uma grande bagagem de conhecimento em sua experiência profissional. O novo empreendedor foi professor da PUC-MG (Eng. Elétrica), Fatec MG (TI) e FASAR MG (TI); chefe da área de infraestrutura e Líder Global de infraestrutura de TI no Grupo Gerdau, onde permaneceu durante 30 anos.
O empreendedor espera encontrar muito serviço em sua nova área de atuação, onde se dedicará exclusivamente com este negócio, e assim superar todos os obstáculos, dificuldades e usufruir dos benefícios iniciais tais como: carreira solo e independência de empregos formais. Já as expectativas são as melhores possíveis com relação ao novo negócio, pois espera faturar em curto prazo de R$30 mil a R$40 mil, e em longo prazo uma média de R$80 mil a R$100 mil.
“Pretendo conquistar a confiança do público da região que atendo pela excelência no atendimento e qualidade do produto, pois o mercado de alimentação em Minas Gerais é muito bom, devido também ao grande destaque no crescimento do setor de franquias”, relata o empreendedor.
O negócio será conduzido por pai e filho. Eduardo Alves Mosqueira, 31 anos, já formado em Comunicação e formando em Engenharia Civil, conduzirá a franquia junto com seu pai na administração do novo negócio.
Mais um franqueado de sucesso
Lúcio Aldane de Assis, 40 anos, formado em Desenho e Projeto Industrial, trabalhou em uma multinacional do setor automobilístico durante 7 anos, quando percebeu que queria tentar algo novo, ir mais longe.
Lúcio chegou a iniciar negociações com duas marcas (uma no segmento de relógios e a outra em acessórios para celular), mas foi na Fórmula Pizzaria que ele enxergou aquilo que tanto procurava. “Passei o ano de 2016 pesquisando várias franquias, nesse meio tempo conheci a Fórmula Pizzaria, a qual assinei contrato em janeiro de 2017”, relembra o novo empreendedor que investiu em uma unidade da rede localizada no bairro Itapoã, região da Pampulha, também em Belo Horizonte.
Para ele, os fatores determinantes para fechar o negócio com a franquia foi o fato da marca oferecer facilidade na operação; contar com até 4 funcionários; rapidez na montagem e cocção da pizza; central de atendimento que gerencia pedidos via telefone e direciona para as unidades, e também o sistema on-line, onde é possível acompanhar em tempo real todas as vendas da loja.
Diferença que é sucesso
A loja de Lúcio já nasceu com diferencial das outras unidades: com a colocação de mesas, onde será permitido que o cliente deguste o prato ali mesmo, o que até então não ocorre nas outras 11 lojas da franquia. “Optei em ter algo de diferente das outras unidades já implantadas. Com as mesas os clientes poderão fazer o pedido, retirar a pizza no balcão, tipo fast food, e saborear no próprio local”, reforça Lúcio.
Atualmente, o empreendedor trabalha unicamente com a Fórmula Pizzaria. “Esse é meu primeiro negócio próprio, mas independente disso, não está em meus planos desistir de uma nova fonte extra”, acrescenta o empreendedor. Seu objetivo é de que nos três primeiros meses chegue a alcançar R$ 40 mil no faturamento mensal, e de que em até um ano possa estar faturando até R$ 80 mil no mês.
Marca em expansão
A Fórmula Pizzaria entrou para o franchising no ano passado e alcançou R$1.764.000,00 milhão em faturamento. E as expectativas para este ano são ainda mais animadoras, já que a marca pretende encerrar 2017 com R$ 5 milhões em faturamento.
Esses números só aumentam devido que os consumidores estão buscando cada vez mais a comodidade de suas residências para a alimentação, fato esse que acaba refletindo diretamente nas pizzarias.
A franquia se destaca no mercado tendo como ponto alto a qualidade no produto, experiência positiva no contato do cliente com as unidades e rapidez na entrega dos pedidos. O foco principal da rede é o serviço delivery que representa 75% dos pedidos recebidos pelas unidades.
Atualmente a marca possui 12 unidades somente em Belo Horizonte (MG), mas com projeto em execução de expansão para diversas regiões no país. Somente este ano a franquia pretende ampliar seus negócios e criar 3 unidades no Nordeste; 2 em São Paulo e no Rio de Janeiro, e 1 unidade em Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal, além de outros locais que estão sendo estudados pela marca, se tornando uma das maiores redes de franquias especializada no mercado tradicional de pizzas.