Fórmula Animal trabalha em prol do bem-estar animal e do meio ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente a rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária reforça seu compromisso com a sustentabilidade

Neste 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E a Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos voltados à saúde animal de forma personalizada ― aproveita a data para reforçar o seu compromisso com a preservação ambiental.

Estudos da Universidade de York, no Reino Unido, apontam que os resíduos de medicamentos chegam aos cursos de rios e mares devido ao descarte e uso indevido de medicamentos. Assim, os produtos utilizados pela Fórmula Animal são pensados para não agredir o meio ambiente e, como o produto é personalizado para cada animal com a dose exata que o bichinho necessita, evita-se o descarte de medicamentos e produtos que não foram consumidos, colaborando assim com a preservação da natureza.

Na Fórmula Animal todas as etapas da manipulação possuem controle de qualidade que inicia na qualificação dos fornecedores; controle de qualidade da matéria-prima; escolha dos veículos; controle ambiental; manipulação; avaliação de qualidade do produto acabado; e dispensação ― tudo para garantir que, além de satisfação dos tutores e bem-estar dos animais, o meio ambiente seja preservado.

“A Fórmula Animal nasceu com o propósito de solucionar as principais dores dos tutores na hora de administrar um medicamento para seus pets e reduzir o máximo de estresse do animal e do tutor. Mas, além disso, pensamos em como reduzir o impacto que a indústria farmacêutica pode causar no meio ambiente ao investir em produtos manipulados de qualidade e feitos de forma precisa, evitando assim o desperdício desnecessário”, afirma a CEO da empresa, Renata Faria.

Fórmula Animal e a sustentabilidade

Falar sobre sustentabilidade é urgente e necessário. É fundamental que saibamos o real significado e a importância da sustentabilidade para entender o papel de cada um e colocar em prática condutas que contribuem para um futuro melhor para todos. Pensando nisso, a Fórmula Animal criou uma cartilha de sustentabilidade para todos os franqueados da rede.

A intenção da cartilha é refletir sobre o que é sustentabilidade, a sua relação com os meios em que estamos inseridos e o que fazer para que o termo não seja apenas uma palavra no dicionário, mas, sim, que cada vez mais faça parte das condutas, projetos e ações diárias de todos.

Sendo assim, a cartilha traz informações completas e relevantes sobre o que é sustentabilidade; quais são os seus três pilares; e qual a importância da sustentabilidade no Brasil e no mundo, além de sua representatividade dentro da indústria farmacêutica ― já que assim como qualquer indústria, a farmacêutica também pode causar danos ao meio ambiente como a geração de resíduos, emissão de gases e uso de energia não renovável.

“A Fórmula Animal firma seu compromisso no combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente ao desenvolver e compartilhar uma cartilha informativa com todos os seus franqueados. Queremos que nossas ações ressoem com nossos valores, portanto, é importante que todos assumamos essa postura, tendo consciência da importância das atitudes coletivas que envolvem nossa marca”, ressalta a CEO.

Sustentabilidade na prática

Ao longo dos últimos 13 anos, a Fórmula Animal criou, desenvolveu e implementou ações que buscam atender as necessidades dos clientes, dos colaboradores, franqueados que estejam alinhadas com a agenda ESG e que trazem a sustentabilidade para o dia a dia de toda a rede.

As práticas adotadas no cotidiano da empresa, seja na matriz ou na rede de franqueados, focam em ações que contemplem questões ambientais, sociais e de governança.

Entre as principais ações ambientais que a Fórmula Animal promove estão: 100% de energia solar utilizada na matriz; produzir embalagens recicláveis; coleta seletiva de resíduos; iluminação de led; controle de materiais de uso e consumo; uso de 80% de frascos e tampas biodegradáveis; adoção de copos reutilizáveis.

Na esteira de ações sociais, a empresa promove parcerias com ONGs de amparo animal; participa de ações dentro das comunidades locais; contrata fornecedores locais e pequenas empresas; possibilita o trabalho remoto para os funcionários, assim como psicólogo gratuito e até licença “peternidade”.

Entre as principais ações que envolvem governança, a Fórmula Animal proporciona ações para transparência nas atividades da gestão; perfil all hands, com reuniões mensais com todos os colaboradores com atualizações sobre a empresa, e reuniões mensais de gestores com o intuito de alinhar ações de cada departamento e manter uma comunicação mais homogênea e transparente.