Focado na expansão de franquias, Villa Roxa conta com três modelos de negócios

Em meio a um cenário de aumento do desemprego, 13,5 milhões segundo o IBGE, e queda de mais de 1 milhão no número de trabalhos com carteira assinada, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor de franchising continua crescendo. A previsão da ABF – Associação Brasileira de Franchising é que o setor cresça 10% em 2017.

O Villa Roxa, rede de franquias especializada em alimentação saudável, é exemplo de sucesso nesse setor. A empresa, que tem como carro-chefe o açaí, encerrou o ano de 2016 com 31 unidades, 60% a mais que o ano anterior. A previsão, segundo o fundador Jefferson Domingos, é que em 2017 a rede inaugure mais 24 unidades, um crescimento de 77%. “Nosso plano de expansão tem atraído cada vez mais candidatos. Temos três modelos de negócios: quiosque, loja básica e loja completa, que se adaptam a diferentes perfis de investidores e empreendedores”, explica Domingos.

Para abrir um quiosque, por exemplo, é necessário o investimento inicial de R$140 mil e apenas 6,5 m². Enquanto uma loja simples de 40m² requer investimento inicial de R$ 200 mil e a completa de R$ 250 mil e 100m².

“O mix de produtos, números de funcionários e custos fixos mudam bastante dependendo do modelo de negócio escolhido. Por isso avaliamos muito bem o perfil do franqueado e o ponto de venda antes de fechar o contrato. Muitas vezes a melhor opção para um candidato, não é a melhor opção para outro”, explica o fundador do Villa Roxa.

Outro diferencial da rede é ser a única franquia do Brasil que possui fábrica própria, onde todo o processo de produção é feito, desde a despolpa até a entrega do produto final. São duas fábricas, na cidade de Santana, no Amapá e em Cambuí, Minas Gerais. Com isso, a franqueadora consegue garantir o mesmo nível de qualidade do produto durante todo o ano. Além disso, a empresa também não sofre com a entressafra do fruto, oferecendo o produto com o mesmo preço em qualquer estação, garantindo a margem de lucro do franqueado, e a satisfação dos clientes.

O mix de produtos também é outro ponto positivo. Além do carro-chefe, o açaí, que conta com mais de 60 opções de acompanhamento, o Villa Roxa possui no cardápio sanduíches naturais, vitaminas, smoothies, salada de frutas, sucos funcionais, tostados, grelhados com salada , entre outros.