Flexibilidade no ponto e na área de atuação é uma tendência para as franquias

Lojas de rua, shoppings, metro, terminais de ônibus, supermercados, galerias e conjuntos comerciais, faculdades e hospitais. Todas essas opções podem ter uma unidade de franquia, mas nem todas podem ser uma alternativa rentável se não for feita uma pesquisa de mercado antes da instalação do negócio.

“Muitos empreendedores estão redescobrindo operações de rua e expandindo seus negócios – com sucesso – para locais pouco explorados como hospitais, instituições de ensino, postos de gasolina e até instituições religiosas”, diz Adriana Vizzone, consultora de Marketing Intelligence da Duopo Assessoria Empresarial. 

A flexibilização na área de atuação em relação aos tradicionais pontos – em alguns segmentos, como o de alimentação, já bastante saturados – tem sido uma possibilidade encontrada por grandes redes para ampliar os seus negócios.

A rede Rei do Mate, por exemplo, inaugurou a sua primeira operação em um posto de gasolina no bairro da Vila Leopoldina, na capital paulista, no final do ano passado. A rede conta com outras duas unidades nesse formato em Londrina (PR) e Magé (RJ). 

Essa flexibilização joga para baixo também o valor de investimento, pois o custo tende a ser menor em comparação com o tradicional. No caso da Rei do Mate, o investimento inicial para este tipo de formato varia entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, de acordo com o tipo do porte da loja. Em modelos tradicionais, como em pontos para shoppings, o valor é de até R$ 350 mil. 

A união das franquias Imaginarium, Puket e Balonè deu origem a Love Brands, que atende a demanda por produtos diferenciados e presentes exclusivos, em cidades sem franquias exclusivas das marcas. O negócio da Love Brands é sugerido para cidades entre 40 a 200 mil habitantes, pois a rede não possui royalties e fundo de promoção, o que pode aumentar a rentabilidade dos franqueados. 

Este novo conceito proposto pela Love Brands é compacto, com baixo investimento, de alta rentabilidade, com um mix de produtos diversificado e reúne a experiência das três marcas reconhecidas nacionalmente. A primeira loja neste novo conceito foi inaugurada em São José do Rio Pardo, em 2013, interior de São Paulo. 

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