Em família, tudo é mais divertido, inclusive os negócios – é isto que mostra uma pesquisa da Global NextGen, que aponta que, no Brasil, 56% dos filhos atuam juntamente com os pais na administração dos negócios. Com as paulistanas Gisela Prochaska e Deborah Paulino , não foi diferente. Sócias-fundadoras do Stylebar, um bar de beleza localizado nas regiões nobres da cidade, a dupla trouxe as filhas para o dia a dia empresarial, e hoje elas comandam juntos um império que fatura mais de R$15 milhões ao ano.
Trazendo para o Brasil o conceito de easy beauty (beleza com praticidade), muito comum no exterior, as amigas criaram a rede de salões de beleza em 2018, e convidaram as filhas para participar dos negócios desde cedo. Luiza Justus e Bianca e Carolina Paulino viriam a assumir pequenas funções dentro da empresa, desde a direção criativa, nas mãos de Luiza, até a profissionalização dos colaboradores, responsabilidade de Bianca. A parceria rendeu frutos, e hoje a marca conta com mais de 10 unidades, incluindo uma fora do Estado de São Paulo.
Com uma estrutura já consolidada, a nova geração inicia a parte de gestão de unidades. Nessa nova fase, as filhas começaram a investir em suas próprias unidades da marca. Luiza Justus, gestora da unidade no Jardim Paulista, foi a primeira a investir no negócio da família. Inaugurado em maio deste ano, o espaço tem tido ótimos números.
“Eu e meu marido queríamos diversificar nossos investimentos, e não havia um lugar melhor para começar. Por ser uma franquia, o desenvolvimento do espaço é padronizado, e a equipe transformou o processo em algo fácil. A Carol, filha da Deborah, é responsável por toda a arquitetura da marca, e assim que ajustamos os detalhes, partimos para a obra. Fiz questão de decorar todos os ambientes com o meu estilo, mas sem perder a essência da marca”, relata Luiza.
Dentre as 10 unidades da rede, outra que está “na família” é a de Panamby, localizada na Zona Oeste de São Paulo. Quem está à frente da desta é a empresária Bianca Paulino, filha de Deborah. Para ela, a abertura é a consolidação de um trabalho de anos, e a comprovação de como juntas, mães e filhas podem transformar mesmo uma ideia mais simples em algo inspirador.
“Nós temos uma excelente dinâmica profissional. Trabalhamos diariamente com feedbacks construtivos, sempre pautados pela empatia. Abrir minha própria unidade é dar continuidade a um projeto que começou há seis anos, e que era para ser apenas um salão de beleza para mulheres que procuravam comodidade e praticidade. Não estou apenas seguindo os passos da minha mãe, mas contribuindo na construção de algo muito maior. Hoje, não somos apenas nós cinco, temos outras franqueadas e dezenas de colaboradoras. É gratificante demais viver essa experiência”, conta Bianca.
As unidades do Jardim Paulista e de Panamby são a oitava e a nona da rede a serem abertas em São Paulo. Além destas, a marca conta com um espaço exclusivo em Recife, e planeja novas inaugurações no Rio de Janeiro, e demais estados do Nordeste brasileiro. A ideia é encerrar o ano com mais de 15 espaços espalhados pelo país.