FGTS: da área comercial a empreendedor educacional

Franqueado da Prepara Cursos utilizou o saldo inativo para realizar o desejo de ter a própria empresa

Empreender é um sonho para muitas pessoas no Brasil. Recente estudo, realizado pela Consultoria americana Ama Global Entrepreneurship Report, aponta que 82% dos brasileiros entrevistados revelaram o desejo de possuir o próprio negócio.

O empresário Narciso Boccia, 55 anos, faz parte deste montante. Após atuar por 30 anos nas áreas comercial e de desenvolvimento e treinamento de pessoas, sentiu a necessidade de encontrar outro caminho em sua vida profissional. “Viajava muito, estava se tornando exaustivo. Também sentia falta de manter proximidade com a minha família. Encontrei no empreendedorismo uma opção para mudar meu estilo de vida”, afirma.

Abrir uma franquia da Prepara Cursos, rede de cursos profissionalizantes da MoveEdu, foi a oportunidade de Boccia  entrar, juntamente com sua esposa,  no mundo dos negócios. “Avaliei diversas redes no mercado e me interessei pela história da Prepara. Além de já ter experiência no segmento de gestão de pessoas, os diversos prêmios e o reconhecimento da marca no segmento também foram decisivos para mim”, acrescenta.

O empresário fechou o contrato com a rede em dezembro de 2016, e com todo o processo de instalação da unidade, Boccia optou por inaugurá-la em maio de 2017, pois seria contemplado com o saque do FGTS.  “Uma das dificuldades para quem abre o próprio negócio é o capital de giro necessário para fazer o investimento dar certo. E, neste quesito, contei com a quantia  da minha conta inativa. Era o valor que eu precisava para nosso fluxo de caixa e agora me sinto seguro em seguir em frente, pois não passarei aperto financeiro”, afirma.

Com menos de dois meses de funcionamento, a unidade, que está localizada no município de Guarulhos, já possui 68 alunos e a expectativa do novo empreendedor é de mais crescimento no segundo semestre. “Estou otimista, acho que as pessoas têm cada vez mais a percepção da necessidade de se qualificar e acredito que teremos aumento significativo de matrículas até 2018”, afirma.

“Meu conselho para quem quer empreender é que saiba aproveitar as oportunidades, tenha planejamento e, principalmente, coragem, pois um momento de dificuldades econômicas pode ser a chance para se destacar e fazer diferença”, comenta.

A Prepara Cursos, é a maior rede de cursos profissionalizantes do país e oferece 90 opções de formação profissional em diversas áreas do conhecimento. “O conteúdo também me encantou, principalmente por eu ter trabalhado com treinamento durante muitos anos e considerar a qualificação profissional algo fundamental para o desenvolvimento do país”, finaliza Boccia.