Feriados prolongados deverão aumentar 15% do faturamento de rede especializada em turismo

Para a franquia Encontre Sua Viagem aumento da procura por pacotes se dá em virtude da retomada da economia e facilidade no pagamento

Muitos brasileiros dizem que o ano só começa mesmo após o Carnaval, em termos pode parecer verdade já que janeiro, no mundo dos negócios, é o mês para fechar o balanço do ano anterior, e muitas pessoas ainda estão de férias. Enfim… uma coisa é certa para quem está programando aquela viagem dos sonhos há tanto tempo chegou a hora de colocar em prática. É que para alegria de muitos, 2018 contará com 10 feriados prolongados. Uma ótima oportunidade para aproveitar e emendar com o fim ou início de semana curtindo muito com a família e amigos.

E claro, que quem comemora e muito é o setor de turismo, que revela que 27% dos brasileiros tem a intenção de viajar entre dezembro/2017 e maio/2018, segundo pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagens, realizada em novembro pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas.

Segundo o estudo, a preferência dos brasileiros por viagens aéreas continuam em alta e representa 51% da intenção dos consumidores. Em 2016, esse número era de 48,4%. O brasileiro também deverá usar mais o automóvel, com aumento 35,3%, seguida do ônibus, com 10,9%.

Sobre o local para hospedagem, a grande procura é por hotéis e pousadas que subiu de 37,6% em 2016 para 44,9% da escolha em novembro de 2017.

Lucro para agências de viagens

A procura por viagens e a confiança do consumidor em relação à retomada da economia anima todo o setor de turismo, entre eles as companhias aéreas, de ônibus, agências de viagens, e outras.

Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem (rede de franquias especializada em serviços de turismo), acredita que as vendas este ano aumentarão 15% frente ao ano passado. “Somente no mês de janeiro a rede registrou crescimento de 10%, em comparação com o mesmo período de 2017, tornando-se assim as vendas ainda mais animadoras para a rede”, diz o empresário.

O impacto dos feriados prolongados deverão gerar uma movimentação de R$3 milhões para o seu negócio.

De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), a procura mundial por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 7,2% no último outubro, em comparação com o mesmo mês de 2016.

Mol acrescenta que continua nos planos dos brasileiros a procura por desbravarem novos lugares. “O brasileiro viaja ao menos duas vezes ao ano, uma viagem mais curta e outra mais prolongada entre 7 a 10 dias de descanso. E a facilidade na forma de pagamento aumentando a quantidade de parcelas de compra tem atraído ainda mais os turistas”, avalia.

Verão ardente para os negócios

O verão continua rendendo ótimas oportunidades para os negócios, já que vem acompanhado de boa parte das férias. Com isso, números apontados pelo Ministério do Turismo revelaram crescimento de 0,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ainda segundo a pesquisa, em fevereiro os brasileiros deverão realizar 74,13 milhões de viagens, levando em conta o Carnaval.

Entre os principais destinos de verão pelos brasileiros despontam São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. A previsão é de que a movimentação injete R$ 100,8 bilhões na economia durante esse período com a movimentação de vários setores do turismo brasileiro.

Empresários do ramo estão confiantes com essa movimentação que atribuem o aumento em virtude do atual cenário de recuperação da economia e também na redução dos preços das passagens aéreas.

Veja os feriados de 2018

Com 10 feriados prolongados este ano, o brasileiro já pode ir se programando para uma viagem, seja ela próxima ou não. Vale lembrar ainda que em 2018 é o ano da Copa do Mundo na Rússia e eleições presidenciais.

Conheça os feriados: 1º de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira); 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira); Quarta-feira de Cinzas (facultativo); 30 de março: Sexta-feira Santa (Páscoa); 21 de abril: Tiradentes (sábado); 1º de maio: Dia do Trabalho (terça-feira); 31 de maio: Corpus Christi (quinta-feira); 7 de setembro: Independência do Brasil (sexta-feira); 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida (sexta-feira); 2 de novembro: Dia de Finados (sexta-feira); 15 de novembro: Proclamação da República (quinta-feira), e 25 de dezembro: Natal (terça-feira).

Destinos mais buscados

As praias paradisíacas continuam no desejo de muitos turistas, principalmente as do Nordeste que representam 43,4% da preferência dos consumidores. Por isso, Henrique conta que lugares como Porto Seguro, Maceió, Natal, Jericoacoara e Fortaleza serão as praias mais procuradas este ano. “São destinos repleto de turistas o ano inteiro e com ótimas oportunidades de pacotes. Inclusive outro destino em alta é Gramado e Campos do Jordão, onde é possível ficar por pouco tempo e com promoções imperdíveis de viagens”, revela o executivo.

Aproveitando o momento para atrair o cliente e prospectar fortemente o negócio, a rede já desenvolveu um plano de ação para os feriados.

“Estamos trabalhando juntamente com nosso marketing, fomentando ações que apresentam aos clientes todas as possibilidades em feriados que possuem no ano, já com soluções de pacotes e preços com valores bem atrativos”, conta Mol.

A dica é planejar e organizar as finanças, como comprar com antecedência, principalmente neste início de ano onde é possível encontrar ótimas ofertas para viagens aéreas.