Está em busca de abrir um negócio próprio voltado ao setor de franchising? No próximo dia 18 de março (quinta-feira), ocorrerá a primeira edição de 2021 da Feira Virtual de Franquias (FVF). O evento on-line tem participação gratuita de possíveis franqueados de São Paulo. Serão cerca de 40 marcas que estarão participando com negócios que solicitam investimento entre R$ 4 mil a R$ 700 mil.
Ainda em uma época de distanciamento social, o evento de negócios on-line é uma alternativa para quem busca empreender no pós-pandemia, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como abrir um empreendimento e em que segmento investir.
Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia, avalia que esse formato de feira de franchising permanecerá nos próximos anos, já que hoje não é mais necessário o contato direto entre vendedor e cliente para um possível negócio a distância, pois o uso da tecnologia permitiu aproximar as pessoas e demonstrar segurança até mesmo na hora de fechar um acordo.
“Essa nova forma de fazer negócio é muito acessível, pois possibilita redução de custos, desde a montagem de estandes até mesmo o deslocamento. E o mais interessante é a possibilidade de fazer contato com marcas até mesmo de diferentes segmentos de forma personalizada, além de tirar dúvidas com um consultor individual”, diz Branco.
A Feira Virtual de Franquia surgiu como uma alternativa para manter o networking e a geração de oportunidades de negócios proporcionada pelas feiras. Com o resultado do impacto do coronavírus no franchising, diversos eventos que marcam o calendário anualmente precisaram ser cancelados.
Nas últimas edições os organizadores registraram todo tipo de perfil de investidor interessado em abrir um negócio. Pessoas que estavam em busca de conhecer as marcas, mas que ainda gostariam de esperar um pouco mais para abrir uma operação; pessoa com baixo capital de investimento, outras que estavam desempregadas e em busca de oportunidades, além de investidores em busca de segmentos em alta e lucrativos.
“Acreditamos que ainda neste primeiro semestre o perfil do investidor se comporte um pouco dentro destes citados, porém talvez com um pouco mais de audácia conforme caminhar a vacinação e os números da economia se potencializarem cada vez mais”, avalia o empresário.
Capital dos empreendimentos
Promissora para os negócios, a cidade de São Paulo é um dos melhores lugares para abrir um empreendimento. A localidade é considerada a décima cidade mais rica do mundo, além de possuir uma grande importância para as diversas instituições financeiras, nacionais e internacionais.
Segundo dados apontados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 60% das redes de franquias estão sediadas em São Paulo, e ao menos 35% das unidades que estão em operação no país estão em funcionamento na maior capital econômica do Brasil.
Investir em uma franquia acaba se tornando algo vantajoso, principalmente para quem está abrindo o primeiro negócio próprio, já que permite que os franqueados atuem em uma marca já testada e aprovada no mercado.
Branco acredita que em virtude da alta do desemprego as nanofranquias e microfranquias estarão em evidência durante a Feira Virtual. “Há grande potencial para gerar negócios com todo tipo de investimento. Porém, as franquias que exigem um capital menor continuam sendo muito procurada no atual momento em que vivemos”, fala o executivo.
Como participar
A Feira Virtual de Franquia é gratuita e ocorrerá no próximo dia 18 em São Paulo, capital. Para participar basta entrar no site, escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião.
O investidor participará de uma videoconferência através da plataforma Zoom. A reunião ocorrerá com um consultor disponível para sanar todas as dúvidas sobre o investimento. Durante o encontro on-line será possível fazer perguntas e participar de quantas reuniões desejar.
Para este ano são aguardadas dez edições, a começar por São Paulo. O calendário de eventos é dividido por regiões, o que permite potencializar o público-alvo e com o direcionamento por estados.
O formato já reuniu 23 mil pessoas interessadas, 200 marcas e gerou R$3 milhões em negócios no ano passado, mesmo estando em pandemia. A expectativa para esta edição de São Paulo é de 2 mil inscritos.
“Avaliamos que conseguimos atingir os objetivos propostos dentro do novo cenário. Nas últimas dez edições tivemos um grande aprendizado, não só na parte operacional, mas também com todas as estratégias de marketing que tivemos que adotar, para gerar uma quantidade boa de interessados para as marcas expositoras”, conclui.
O evento é uma realização da NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias – que tem a frente os executivos Henrique Mol e Ricardo Branco, ambos com know-how e expertise em franchising.