Farmais acelera digitalização e fortalece presença de seus franqueados nas mídias sociais

Rede amplia alcance nas redes sociais e oferece suporte estratégico para modernizar canais de comunicação de todos os franqueados

Embora a digitalização do varejo seja uma tendência crescente – em 2023 as vendas digitais cresceram 36,8%, segundo o InovaFarma – muitos empreendedores enfrentam dificuldades para estruturar a presença digital e se comunicar com os clientes, de forma eficiente. Esse desafio é ainda maior no setor farmacêutico, tradicionalmente voltado para o atendimento físico. Para superar as barreiras, a Farmais, rede de franquias de drogarias pioneira em franchising, adotou uma estratégia voltada para apoiar os franqueados na transição digital de seus canais de comunicação.

De acordo com dados recentes da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), mais de 20% da receita das redes de drogarias vem do e-commerce, reflexo da consolidação dos canais digitais. Em 2024, cerca de 26,9% dos consumidores afirmaram que realizam a compra de medicamentos de forma digital, evidenciando uma crescente preferência pelo canal online e uma transformação no comportamento de consumo.

Atualmente, 50 franquias da Farmais têm suas redes sociais integradas aos sistemas da franqueadora. O novo modelo permite que a franqueadora envie e publique conteúdos orgânicos de forma alinhada à identidade da marca, garantindo uma comunicação consistente e eficaz, sem ruídos. Funciona da seguinte maneira: os franqueados recebem um enxoval completo de materiais, tanto para os pontos de venda, quanto para as redes sociais, facilitando o engajamento com seus clientes.

“Nosso objetivo é garantir que os franqueados estejam prontos para a realidade omnichannel, onde o cliente interage e realiza compras por diversos canais, como WhatsApp e Instagram”, explica Murilo Viante, diretor de canais digitais da Farmais.

Com esse suporte, muitos franqueados agora dependem apenas de um gestor de tráfego digital para expandir seus resultados. A franqueadora também ajuda a selecionar agências especializadas na gestão de estratégias digitais. Além disso, a rede realiza um trabalho contínuo de conscientização junto aos franqueados sobre a importância de investir nesses canais para ampliar o alcance e melhorar a interação com os clientes.

“Embora muitos franqueados ainda invistam principalmente em materiais impressos, podemos aumentar seu impacto redirecionando parte desses recursos para as redes sociais. Nosso papel é justamente fazer essa ‘evangelização’, mostrar caminhos e facilitar a transição”, complementa Viante.

“O empreendedor precisa estar onde o cliente está. Isso é indispensável para aumentar as vendas e a visibilidade. O novo consumidor pesquisa antes de comprar, compara preços, lê avaliações e busca recomendações. Se ele não encontra essas informações na sua loja, vai procurar em outra”, afirma Murilo Fernandes, franqueado da marca em Santa Catarina.

Fernandes também comenta que a rotina de um dono de farmácia envolve diversas preocupações. “A Farmais trouxe uma solução simples e prática, não me demanda tempo e ainda ajuda o meu negócio a crescer. Não pensei duas vezes para aderir. Agora colhemos os frutos ao ver a interação dos clientes, tanto no ambiente digital, quanto nas lojas físicas, criando proximidade e oportunidades de fidelização”, compartilha o franqueado.

A iniciativa faz parte do projeto de digitalização da Farmais, que também inclui a criação de um marketplace exclusivo para franqueados e parceiros. Nos próximos meses, a rede dará mais um passo na digitalização com o anúncio de outra novidade, que será divulgada futuramente. Tudo isso faz parte de um movimento mais amplo para modernizar a atuação dos franqueados e explorar novas oportunidades no ambiente digital, acompanhando as transformações do setor e o comportamento dos consumidores.