Fundada em 1949, a Bibi ingressou no Franchising em 2008 e hoje conta com um modelo de negócio com investimento a partir de R$ 440 mil, para ser implantado em shopping centers de capitais, grandes metrópoles e cidades menores. Ampliando sua atuação no mercado global, a pioneira em calçados infantis no Brasil iniciou as exportações nos anos 70, com a fabricação e comercialização de produtos private label para o exterior. Já nos anos 90, a rede deu os primeiros passos para a segunda fase de internacionalização, começando a levar a Bibi aos mercados internacionais, com design e marca própria. Hoje, seguindo as diretrizes do propósito que visa fazer o bem, um passinho por vez, a rede produz anualmente mais de 2,6 milhões de pares de calçados, que são vendidos nas mais de 150 lojas da marca no Brasil e no exterior, no canal de e-commerce, no aplicativo de vendas exclusivo e em 5 mil multimarcas em mais de 60 países.
Para investir na presença da rede infantil no exterior, a escolha dos mercados-alvo se deu por meio de estudos regionais, para que fosse possível entender os pontos fortes e oportunidades da Bibi, analisando dados de consumo e barreiras tarifárias, além do reconhecimento da marca e produtos pelos consumidores e varejo local. Além de investir na exportação de calçados para os cinco continentes via multimarcas, após alguns anos a empresa iniciou a internacionalização por lojas licenciadas para países da América Latina, fator este que contribui para que a produção nacional de calçados para exportação não sofra grandes alterações. A estratégia adotada acabou sendo um diferencial da marca, e se tornou o fator decisivo tanto para a expansão da rede no exterior quanto para a escolha decisão dos países.
“Vemos a expansão do varejo no mercado internacional como uma evolução natural ao nosso processo de exportação. Hoje, tendo a marca já consolidada em diversos mercados, exportando para mais de 60 países, buscamos ampliar a nossa rede de lojas também no exterior, iniciando com a implantação de lojas licenciadas em países da América Latina para, em seguida, ingressar em outros comércios por meio dos nossos modelos de negócios. Atualmente, somamos 21 lojas internacionais, localizadas no Peru, Equador, Chile e Guatemala, além do canal de e-commerce chileno. As operações estrangeiras representam cerca de 10% do faturamento da rede de lojas”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Para ter sucesso na internacionalização de lojas licenciadas, uma das estratégias da Bibi visa a escolha de parceiros comerciais de longa data, que já atuam via exportação de calçados nos países em que a marca quer abrir lojas físicas. Dessa forma, todos os investidores são da nacionalidade do país onde a empresa está aportando, sendo que em alguns casos estão há mais de 20 anos atuando com a rede infantil por meio das exportações e possuem forte identificação e aderência à cultura da Bibi. Ou seja, iniciaram sendo distribuidores da marca em seus países e hoje estão investindo nos modelos de negócios como licenciados.
O plano de expansão da Bibi tem o objetivo de alcançar 100 lojas internacionais até 2030, focando na América Latina e Europa, considerando algumas similaridades culturais com o Brasil, além do histórico de presença da marca no local por meio das exportações, o que proporciona uma facilidade em alguns mercados para outras operações. Outro foco da marca, a médio e longo prazo, são países da América do Norte, como Canadá e os Estados Unidos, sendo este um grande irradiador de moda e branding para a os países latino-americanos como um todo.
“Vislumbramos as necessidades de expansão não apenas do varejo físico, mas também digital. Sendo assim, também prevemos expandir o licenciamento do nosso e-commerce internacional, trazendo o novo varejo para os mercados onde estamos atuando com as lojas Bibi e integrando o canal físico e digital, para poder oferecer as mesmas experiências aos consumidores e ferramentas que temos disponíveis na nossa rede com mais de 130 operações no Brasil. Já demos andamento a esta questão lançando em meio a pandemia o primeiro e-commerce no Chile, por exemplo. Além disso, agora em 2024 nosso plano de expansão para o exterior contempla, ao menos, 10 novas operações na América Latina, para fecharmos o ano com 170 unidades no total”, ressalta Andrea Kohlrausch.
Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. Por isso, todos os calçados são produzidos com materiais não tóxicos, pensados para cada fase do desenvolvimento infantil, contribuindo para que os pequenos cresçam de forma saudável, um passinho por vez. Além disso, a rede infantil faz questão de enfatizar na comunicação internacional que se trata de um produto “made in Brazil”, artifício utilizado nas franquias como argumento de venda, visto que o calçado brasileiro tem grande notoriedade nos países onde a marca está presente.