O último dia da 9ª edição da Expo Franchising ABF- Rio mostrou que, mesmo com o atual cenário de incertezas na economia do País, o franchising brasileiro é pujante e atrai cada vez mais empreendedores. O evento, que é considerado uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, foi uma realização da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio), com organização e promoção da Fagga | GL events Exhibitions.
A feira que já faz parte do calendário anual de eventos do Rio de Janeiro contou com a presença de marcas tradicionais e também de novas redes, nacionais e internacionais, que estão ingressando no mercado de franquias. “Muitas marcas estão recebendo visitantes de outros estados brasileiros. Isto sinaliza que o evento adquiriu uma abrangência maior. Percebemos também que o público que visitou a feira não está apenas curioso e sim efetivamente interessado em investir, inclusive já tendo realizado uma pesquisa prévia”, ressalta Beto Filho, presidente da ABF-Rio.
Para Rubens Slaviski, diretor de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, a feira foi um grande sucesso: “Estávamos com grandes expectativas, mas confesso que o desenrolar da feira superou as nossas previsões. A disposição dos visitantes e a qualidade das negociações realizadas superaram nossas expectativas. Para a próxima edição da feira, já temos mais de 75% dos espaços reservados”, comemora o diretor.
A maioria dos expositores afirmou que os visitantes estão mais preparados e dispostos a investir. De acordo com Clodoaldo Nascimento, a feira superou as expectativas em virtude do momento atual da economia. “Estamos satisfeitos, pois as pessoas vieram com vontade de investir no franchising. Bons negócios serão gerados a partir desta nossa participação na feira”, avalia.
A Caixa Econômico Federal, uma das patrocinadoras da Expo Franchising ABF-Rio 2015, contou com um estande de atendimento ao público visitante. “Apresentamos aos novos empreendedores as linhas de crédito que eles podem ter acesso ao abrir o seu novo negócio”, disse Vanessa dos Santos, gerente de empresas da CEF.
O Banco Bradesco também esteve presente no evento e, de acordo com representantes do da instituição financeira, a feira foi um sucesso. Segundo eles, durante os três dias de evento foram treinadas mais de 300 pessoas e realizados bons contatos com novos franqueados.
Marcelo Farrel, diretor geral da marca Bob´s, afirmou que a participação da rede na Feira é de extrema importância. “O público pôde conhecer as oportunidades de negócios da holding em maior profundidade e, futuramente, podem se tornar franqueados de uma das marcas do grupo”.
O SEBRAE também ofereceu ao público suporte em diversas áreas como capacitação, gestão e consultoria, além de informações sobre empreendedorismo. “As pessoas estão entendendo a crise não como uma ameaça, mas como uma oportunidade para um novo negócio”, explica Marcelo Chang, analista do SEBRAE RJ.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!