Um misto de hamburgueria gourmet e cozinha mexicana. Assim é a Let’s Eat, nova rede de franquias de alimentação, criada pelo empresário Marcos Nunes, em Itu, interior de São Paulo. Formado em administração de empresas, ele não se intimidou em voltar à escola e cursar gastronomia para, literalmente, colocar a mão na massa e abrir o seu próprio negócio.
A habilidade com o fogão é antiga. Ainda criança, ele adorava acompanhar a mãe nos trabalhos da cozinha industrial da família. Em casa, era o terror das empregadas. Sem que elas vissem, caprichava na pimenta na hora de temperar o feijão. Em 1998, decidiu embarcar para os Estados Unidos, a fim de aperfeiçoar o idioma. O dinheiro que o pai lhe deu para passar um ano, ele torrou em seis meses. Resultado: foi obrigado a procurar emprego e o primeiro que encontrou foi na cafeteria da própria universidade. Fez de tudo, desde lavar a louça até preparar feijoada. Em 2003, já formado, viajou para a Inglaterra disposto a trabalhar na área de alimentação. Mais uma vez, ele fez de tudo um pouco. Trabalhou em buffet cinco estrelas, com um chef reconhecido; em um PUB fazendo drinks e até no McDonald’s. De volta ao Brasil, foi direto para a área administrativa da Cervejaria Petrópolis, onde permaneceu em 2010.
“Depois de muitas visitas ao Sebrae em busca de informações, decidi que estava na hora de abrir meu próprio negócio”, lembra. A proposta era criar um ponto inspirado nas lanchonetes americanas, com decoração temática, ambiente aconchegante e um cardápio que mesclasse o clássico hambúrguer com as estrelas da culinária mexicana. Tudo, é claro, temperado com muita pimenta. O primeiro ponto, aberto na cidade de Itu, em uma rua que não tinha absolutamente nenhum atrativo, consumiu os R$ 40 mil que o empresário havia guardado e outros R$ 60 mil emprestados do banco. Claro que não deu certo. Não tinha fluxo de caixa, precisava de mais capital de giro e faltava experiência. A saída foi vender um apartamento para dar cabo das dívidas e reinvestir no negócio.
A iniciativa, criticada por muitos, vingou. Dois anos depois a Let’s Eat começou a dar resultado. O ambiente foi repaginado, o cardápio ampliado, soma quase 70 itens, e adaptado ao gosto do brasileiro, com a instalação de um grill para churrasco. Paralelamente, Nunes investiu na formatação do negócio para crescer com franquias. A primeira unidade franqueada abriu as portas em outubro de 2014 em Indaiatuba, também no interior de São Paulo. Hoje, são seis restaurantes distribuídos por São Paulo e uma em Sergipe. Recebem uma média de 3 mil clientes por mês por loja, que registram um ticket médio de R$ 37,00. Os pratos variam de R$ 18,20 a R$ 42,90. O segredo, na visão do empresário, foi transformar a Let’s Eat em uma experiência gastronômica, não só para o paladar, mas também para o olfato e a visão.
O objetivo é somar 10 unidades até dezembro próximo e alcançar um faturamento de R$ 10 milhões, contra os R$ 4 milhões registrados em 2014. Para tanto, a rede está construindo o seu próprio centro de treinamento, uma cozinha industrial de onde partirão as iguarias, e que servirá também de espaço para formação de mão de obra e dos novos franqueados.
Economidia
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