Em setembro, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, ampliou sua presença nacional inaugurando 13 unidades de Norte a Sul.
Os lançamentos estão localizados nas cidades de Porto Alegre (RS), Bento Gonçalves (RS), Jaguará do Sul (SC), Lapa (PR), São Paulo (SP), Pitangueiras (SP), Porto Feliz (SP), Leme (SP), Campo Grande (RJ), Planaltina (DF), Zé Doca (MA) e Boa Vista (RR).
A expansão atinge desde cidades com 50 mil habitantes, até grandes capitais com mais de 1 milhão de moradores. “O Mercadão dos Óculos é uma das poucas franquias que oferece um modelo de negócio rentável capaz de atuar em cidades de diferentes portes”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da marca.
Além disso, o Mercadão dos Óculos se destaca por se adaptar em todas as regiões do Brasil. A marca conta com mais de 300 unidades e está presente em 24 estados e no Distrito Federal. “Oferecemos um modelo de negócio que inclui preço justo, design e, principalmente, saúde às pessoas”, acrescenta Freitas.
Atualmente, as regiões Sul e Sudeste possuem a maior concentração de unidades do Mercadão dos Óculos, um percentual acima dos 60% do total de lojas. No entanto, de acordo com Freitas, neste ano houve uma procura maior de investidores do Centro-Oeste, Norte e Nordeste. “Isso é fruto do sucesso de unidades já em operação nessas regiões, que apresentam ótimos resultados independentemente do porte da cidade”, explica o diretor-executivo da marca.
Seis prêmios em três anos
Fundado em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos entrou para o franchising em 2013 e, desde então, não parou de crescer e acumular prêmios.
Neste ano, o Mercadão dos Óculos conquistou pela terceira vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, prêmio concedido pela Associação Brasileira de Franchising, e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. “Com rentabilidade líquida de 15% a 25% do faturamento bruto da loja, suporte de qualidade e um dos melhores retornos de investimento da categoria, de 15 a 20 meses, a marca está entre as principais franquias do Brasil”, diz Freitas.
No segundo trimestre de 2019, o setor de franquias teve um aumento nominal de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, com o faturamento de R$ 43,1 bilhões. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, que envolve as óticas, foi um dos que mais que cresceu: 6,6%.
Lançamentos
Com um sistema de georeferenciamento, o Mercadão dos Óculos realiza pesquisas do ramo óptico das cidades e dos principais concorrentes, avaliando o melhor quadrante e perfil do ponto comercial que atenda às demandas locais.