Ex-pedreiro fatura R$ 300 mil no interior do Pará com rede de manutenção e reparos

Para dar uma guinada na vida profissional, Romildo Mota, habitante de Tucuruí, cidade de 100 mil habitantes que fica a 450 km de Belém do Pará, decidiu empreender. O ex-pedreiro encontrou a oportunidade ideal na Help Home, franquia de manutenção e reparos. Há um ano e oito meses na rede, o paraense fatura R$ 300 mil anuais atendendo a grandes indústrias e empresas locais.

Sem experiência em gestão de obras – Mota é contador e administrador –, os primeiros seis meses à frente da unidade de Tucuruí foram um desafio, driblado por meio do suporte da franqueadora e do nicho encontrado nos clientes corporativos. “Se queima uma lâmpada na sua casa, você pode esperar algum tempo para trocar; uma empresa ou loja não. Sempre há demanda”, justifica.

A equipe – formada por pedreiros, técnicos e auxiliares mecânicos, além Carla Araújo, esposa e sócia de Mota, que cuida da parte burocrática e financeira – realiza reformas, serviços de refrigeração e climatização, além de atender a licitações. Para reparos maiores, há funcionários terceirizados. “Busco profissionais multitarefas, porque na região não há muita oferta”, explica o franqueado. Ele mesmo diz participar dos serviços: “Gosto de estar em campo, não no escritório”.

O segredo do sucesso

Segundo Mota, a escolha da rede foi motivada pela combinação do sucesso da Help Home e o apoio contínuo ao franqueado. “Vi que a marca tem 70 unidades, participei do treinamento e das apresentações, e senti firmeza. Além disso, é possível atuar em home office”, conta. Ele ainda destaca o investimento inicial baixo e a possibilidade de parcelamento como atrativos. “Eu não tinha condições de arcar com o valor integral. Foi muito interessante ter a possibilidade de parcelar”, afirma.

O empreendedor considera-se no momento mais bem-sucedido em sua carreira profissional. Para futuros empreendedores com o mesmo perfil, ele aconselha: “Tem que estar disposto a trabalhar dia e noite, fim de semana, feriado. Em cidade pequena, as principais preocupações são com o mapeamento das grandes empresas da região e a identificação de suas necessidades. Saber captar bons funcionários também é essencial”.

A meta para 2017 é expandir a franquia para a cidade grande mais próxima, Marabá. “Eu investiria tudo de novo na Help Home, declara o paraense, que pretende estudar Engenharia no próximo ano.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito