Há pouco mais de um ano, quando decidiu empreender, o ex-motoboy Edenilton Alan Botacin procurou algo que gostasse e tivesse a ver com a sua experiência profissional. Como administrava uma oficina de motos e também trabalhara por quatro anos como motoboy, o caminho natural foi pesquisar sobre prestação de serviços de delivery.
Com alguns diferenciais a seu favor, herdados do know-how como motoboy– capacidade de enxergar e entender todos os ângulos da operação, além de primar pela excelência no atendimento aos estabelecimentos, por exemplo – Edenilton, hoje com 30 anos, tornou-se franqueado da Neo Delivery, empresa especializada em entregas inteligentes e otimizadas, atendendo a todo tipo de segmento.
O seu amplo círculo de amizades, composto por motoboys e estabelecimentos de sua cidade, São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, não o isentou de desafios, inerentes a qualquer empreendimento. O maior que encontrou, em sua opinião, foi achar o equilíbrio entre a quantidade cadastrada de motos e estabelecimentos. “Se você tiver muitas motos e poucos estabelecimentos, os entregadores se afastam e se for o contrário você não fideliza nenhum estabelecimento”, pontua.
O empresário entende que o seu sucesso como franqueado da Neo Delivery se deu a partir do momento em que conseguiu trabalhar com estabelecimentos que, por possuírem um fluxo alto de entregas, eram disputados na cidade. A partir daí, ganhou a confiança de todos os envolvidos, crescendo gradativamente, com uma base de clientes que foi se consolidando a cada dia.
Com carteira composta por 209 estabelecimentos e 945 motos cadastradas, a rotina do empresário consiste em andar pela cidade à procura de oportunidades e de novas parcerias, oferecendo serviços até mesmo em lugares que costuma consumir. Para alcançar o seu objetivo de triplicar o faturamento em 2023, deixa seu celular ligado 24 horas por dia, sete dias por semana, para monitorar de perto da operação e não perder nenhum negócio.
Além de todo o esforço diário para que a sua franquia continue deslanchando, Edenilton enfatiza a importância do suporte que recebe da franqueadora – seja através de consultorias, jurídicas ou de marketing – como sendo um diferencial no seu crescimento. Acredita que a parceria existente entre ele e a Neo Delivery o ajuda a melhorar diariamente.
Se pudesse dar um conselho a interessados em empreender com franquia de delivery, diria que as chances de dar certo são grandes, mas a empreitada requer estudo de tudo o que envolve o mercado. Diria também que a área de delivery não é fácil, mas as possibilidades de lucrar são bastante altas, dependendo de onde você quer chegar.