Diante de uma crise é que surgem novas ideias! Essa é a frase que se encaixa na história do empreendedor, de Santa Catarina, Delmar Müller, de 39 anos, que investiu em duas franquias de seguros, uma em Blumenau e outra em Indaial, no auge da pandemia, em 2021. Müller está há cerca de um ano no mercado de seguros e se sente satisfeito por ter fechado um bom negócio, onde no mundo do franchising, a categoria de seguros é um dos empreendimentos que está se destacando cada vez mais pelo seu histórico de se manter em pé diante das incertezas, como foi o caso da pandemia.
O ato de empreender que se mostrou instável, durante a pandemia, também se tornou uma oportunidade de coragem aos que queriam investir. E mesmo em meio a pandemia, o setor de seguros teve maior visibilidade em 2021, apresentando um crescimento de 14,5% no acumulado até novembro, de acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados). Assim foi para o franqueado Delmar que apesar do medo em investir em um período incerto, não freou os seus sonhos e se manteve firme inaugurando as suas duas unidades.
Com mais de 200 unidades de franquias espalhadas pelo Brasil, a Touareg Seguros é referência no segmento de seguros que há 11 anos compreende que oferecer aos seus franqueados um treinamento periódico é fundamental para transformá-los em franqueados de sucesso, trazendo lucro e credibilidade. Müller com pouco tempo de experiência como franqueado da Touareg Seguros, reconhece essas vantagens, e se mantém inspirado em conquistar mais metas com o auxílio que sabe que pode contar da franqueadora.
“Iniciamos a parceria com a Touareg em 2021, no auge da pandemia e lockdown, na época estávamos com receio de investir, principalmente em seguros que era algo novo para mim. Mas, decidimos apostar no negócio, pois os produtos de seguros estavam sendo comercializados a todo vapor na pandemia. E o modelo de franquia também me confortou, já que traz segurança ao empreendedor. Para a nossa surpresa, no final de 2021, fechamos o ano com balanço positivo e isso se deve ao fato da franqueadora ter transferido todo conhecimento e know how de mais de 30 anos dos seus sócios, e pela franqueadora prestar total assistência técnica e comercial, além da assessoria de mercado que disponibiliza diariamente”, relatou Delmar.
A Touareg Seguros tem uma verdadeira Universidade Corporativa em que os franqueados e funcionários da rede têm treinamentos constantes, tanto remoto, quanto presencial. A franqueadora fica em Salvador e traz a inovação não só no conteúdo, mas também na experiência dos franqueadores. Os conteúdos auxiliam desde a gestão da unidade de seguros até a captação de clientes.
“O faturamento de uma unidade da Touareg pode chegar a 60 mil reais com uma margem de lucro de até 10 mil reais. Ensinamos aos franqueados, na nossa Universidade Corporativa, a como fazer a administração da sua unidade, ter lucro, e criar a rotina de trabalho. O franqueado que fizer os treinamentos, buscando sempre estar atualizado, e que tenha foco terá sucesso como o Delmar que nos representa no estado de Santa Catarina”, evidencia Luiz Villar, Diretor da Touareg.
Durante a sua trajetória como empreendedor, Delmar passou por alguns desafios que o fizeram alcançar o sucesso. Ao empreender, teve dificuldade na conquista dos primeiros clientes e em se adaptar e explorar o mercado digital que para ele é um ambiente totalmente novo. “Como muita gente, passamos por um período de incertezas, queda de receita familiar e problemas diversos ocasionados pela pandemia. Precisávamos de uma nova fonte de renda e o negócio de franquia nos possibilitou recomeçar uma nova história, com muito trabalho, mas com a certeza de que estávamos no caminho certo”, afirmou o franqueado.
Os dados de pesquisa só confirmam essa satisfação de Müller, onde o mercado de seguros do Brasil apresentou um aumento de 19,8% nos primeiros 6 meses de 2021, atingindo uma arrecadação de R$ 145,1 bilhões, conforme a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras). Para o franqueado Delmar, o negócio está em constante crescimento.
Antes de investir em um negócio de seguros, Delmar trabalhava na área de Consultoria Comercial, a decisão do franqueado em abrir uma franquia foi ideia própria, mas teve o apoio da família. Os seguros mais vendidos nas suas duas unidades são o seguro de vida, seguro equipamentos e automóveis. “Nossa maior demanda é pela prospecção de clientes, porém as demandas passivas crescem a cada dia pela própria referência dos atuais clientes satisfeitos com nosso modelo de consultoria, o qual se diferencia muito das corretoras convencionais”, explica Delmar. Ele ainda complementou sobre a sua expectativa: “nosso objetivo é de consolidar cada vez mais o nosso negócio e alcançarmos a marca de 10 unidades operacionais no estado de Santa Catarina”.
Müller afirma que os resultados foram melhores que o esperado. No primeiro ano, o faturamento apresentou uma média de 20% de crescimento do esperado. “Apesar dos desafios, percebemos que tomamos a decisão correta ao entrarmos no ramo de franquias, pois recebemos da franqueadora todos os recursos que precisávamos”, contou Delmar.
História empreendedora
Delmar Müller, 39 anos de idade, nascido em Pato Branco/PR, teve uma adolescência marcada pela separação de seus pais, e aos 13 anos de idade passou a morar com o seu irmão mais velho. Sem uma influência inspiracional dos pais, a referência do irmão foi essencial para realizar os seus objetivos. Com 14 anos, começou a trabalhar para ter um sustento, onde teve o seu primeiro emprego como atendente de lanchonete e, logo, como estagiário de uma instituição bancária. Mas o lado empreendedor de Delmar surgiu quando ele tinha 10 anos de idade: “Quando comecei a fabricar vara de pesca para vender para a vizinhança, foi um show na garagem”, disse.
Como franqueado da Touareg Seguros, Delmar Müller, explicou que para alavancar um negócio é preciso muito estudo, disciplina, trabalho duro e dedicação. Ele dá dicas para quem pretende abrir a própria franquia em 2022. Confira:
1 Não dependa da opinião dos outros, acredite em você.
2 Estude muito, e sempre. Faça os treinamentos da franqueadora.
3 Estabeleça uma pessoa de referência, e se espelhe nela.
4 Seja organizado.
5 Valorize sempre as pessoas, mas saiba dizer não.
Müller diz que ter uma relação constante com a franqueadora é fundamental para colher novas experiências e dicas valiosas para serem aplicadas no próprio negócio.