Marca carioca de colchões, presente no mercado desde 2005, a Euro Colchões nasceu do desejo de oferecer soluções de bem-estar, conforto e saúde – fundamentais para uma boa qualidade de sono. Com 34 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro, Curitiba, no Paraná, e Juiz de Fora, em Minas Gerais, a rede tem um plano de expansão de abrir mais 40 unidades até 2019. Outra novidade é que a empresa acaba de se filiar a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Desde sua fundação, a marca tem como foco principal o desenvolvimento de novas tecnologias de colchões. Para isso, a empresa firmou parceria de desenvolvimento, transferência de tecnologia, exclusividade de fabricação e comercialização dos colchões KINGSDOWN®, marca americana com mais de 110 anos de mercado. Em 2012, a Euro Colchões, através do licenciamento da renomada empresa americana, assinou acordo também com o Instituto Sleep To Live, braço de desenvolvimento de produtos e novas e tecnologias da KINGSDOWN®, que possui mais de 300 mil horas de estudo de sono.
Entre os principais diferenciais da Euro Colchões estão sua garantia de até dez anos, a exclusiva tecnologia ActiPro, que combate naturalmente ácaros e bactérias. Por último o colchão híbrido, que combina as duas melhores tecnologias de sono do mercado: as espumas especiais que garantem o melhor conforto e as molas ensacadas que são responsáveis por um suporte apropriado para o corpo. Além disso, a rede possui uma ampla gama de acessórios como travesseiros, protetores, cabeceiras, poltronas, entre outros.
Para uma loja de 70 m², o investimento inicial gira a partir de R$ 230 mil (incluindo instalações, taxa de franquia e capital de giro). Com faturamento mensal estimado de R$ 160 mil, o franqueado leva, em média, 24 meses para receber o retorno do investimento.
Para Mauricio Aballo, presidente da rede, um dos principais atrativos para se investir na franquia Euro Colchões são: baixo investimento, fábrica própria, rentabilidade rápida, logística feita pelo franqueador, ausência de estoque, produtos não perecíveis, além de marcas e produtos exclusivos.
Nesse primeiro momento, a Euro Colchões está de olho em Belo Horizonte (MG), Vitória e Vila Velha (ES) e São José dos Campos (SP). A escolha dessas cidades para entrada em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo se deve tanto pela relevância dos estados, quanto pela proximidade dos mesmos com a fábrica própria, situada em Três Rios (RJ). “Passados esses dois anos, faremos um novo plano de expansão. Esperamos em breve estar presentes em outras cidades levando a marca Euro Colchões aos poucos para todo o Brasil”, salienta.
A Euro Colchões se posiciona como uma marca de prestígio. Um local onde o cliente encontra produtos de qualidade e é atendido de forma diferenciada. “Nos preocupamos em oferecer sempre uma grande experiência de compra ao cliente”, finaliza.
Panorama do mercado de franchising brasileiro
Embora ainda sinta os efeitos do cenário macroeconômico, o mercado de franchising brasileiro começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação. No primeiro trimestre deste ano, a receita do setor cresceu 9,4% nominalmente em relação ao mesmo período de 2016. O faturamento passou de R$ 33,710 bilhões para R$ 36,890 bilhões. É o que revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF.