Estratégias de marketing olfativo e conceito Garage Sales fazem Arena Baby crescer 900%

Famosa nos Estados Unidos, a Garage Sales é uma tradição bastante conhecida no país, na qual os moradores selecionam produtos quase novos ou nunca usados e os vendem por um valor mais baixo que os de mercado. Criada em 2015, a Arena Baby foi inspirada neste conceito.

Fundadores da rede e adeptos ao Garage Sales, os irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenório adaptaram este modelo bastante difundido nos EUA para poderem utilizá-lo no Brasil, focando como público-alvo bebês e crianças. O formato de compra na Arena Baby é simples: os clientes levam produtos que não sejam mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram créditos em dinheiro para compra de outros produtos novos ou seminovos da loja.

Os itens precisam estar limpos, sem manchas e em ótimo estado de conservação. Hoje, cerca de 85% do acervo da rede é formado por peças semi-novas e 15% novas de fábrica. A maioria dos itens a venda são de 40 a 70% mais baratas que lojas convencionais.

As peças passam por uma avalição minuciosa, onde será verificado se há manchas ou qualquer outra avaria. Também é possível encontrar produtos novos na loja e todos eles são identificados por tags recicláveis.

“Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além claro que ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando uma outra família que comprará itens de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, explica Flávio.

Para fidelizar os clientes, a rede também aposta no marketing olfativo, todas as lojas possuem o “cheirinho” típico dos nenéns em suas lojas. “Já tivemos pessoas que entraram em nossas lojas após sentirem o cheiro de neném”, comenta Flávio.

A fragrância da marca foi feita pensando nas crianças que usariam as peças, por isso, são suaves para que não irrite o olfato dos pequenos, além disso, as lojas da rede possuem borrifadores automáticos que liberam na loja de tempos em tempos. “Depois de diversos pedidos, resolvemos lançar sachês com o aroma para que os clientes possam levar para casa também”, comenta Giovanna Domiciano, sócia da rede.

Reajuste no valor de investimento

Em 2016 a Arena Baby ingressou no franchising e após 2 anos, percebeu que era possível fazer alguns ajustes para tornar o negócio mais atrativo para o potencial franqueado. “Hoje nosso investimento inicial passou de R$250 para R$159 mil e o faturamento continua sendo o mesmo para os franqueados, os ajustes foram ótimos para atrair novos investidores”, comenta Flávio.

A rede é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor final, devido à economia nos preços dos produtos.

Hoje, a Arena conta com 09 franquias e crescimento de 900%, atingindo faturamento de R$ 6,6 milhões anual. A expectativa é que em cinco anos a rede já possua 147 lojas espalhadas pelo país.

Crescimento do setor de moda infantil

Segundo a Pesquisa Trimestral da Associação Brasileira do Franchising, o setor de moda infantil contou com um crescimento de 4% com relação às redes em funcionamento no segundo trimestre deste ano, chegando a um faturamento de 4,868 milhões de reais, um aumento de 3,9% em relação ao ano passado.