A NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias realizará no próximo dia 15 de abril (quinta-feira), a 12ª edição da Feira Virtual de Franquias (FVF) no estado da Bahia, com cerca de 30 expositores. É uma oportunidade para quem quer abrir um negócio no sistema de franquia no estado baiano. São opções de empreendimentos dos mais variados segmentos como alimentação, beleza, serviços, moda, hotelaria, entre outros, com investimento a partir de R$ 1 mil.
Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquia, conta que o intuito do evento é impulsionar ainda mais o desenvolvimento do franchising levando oportunidades de novos negócios fora do eixo Rio-São Paulo.
“Com os recursos tecnológicos disponíveis é possível fazer com que as pessoas que estão na procura de abrir um novo negócio conheçam os empreendimentos disponíveis no mercado por meio das marcas expositoras. Tudo isso, sem a necessidade de sair de casa, principalmente no atual momento em que vivemos devido a pandemia. Os participantes poderão tirar dúvidas com um representante de cada rede de franquia”, diz.
Branco dá uma importante dica para quem busca investir no setor de franquias: “Antes de fechar um negócio é importante ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), ela é um raio-x da empresa, que contém dados de suma importância, como valores, suporte, entre outros. A FVF vem exatamente criar esse primeiro contato entre a franqueadora e o investidor”, afirma o empresário.
A Feira
Para participar da Feira Virtual de Franquias basta entrar no site do evento, escolher as marcas que tem interesse em conhecer, e fazer um cadastro no dia e horário da reunião. O investidor participará de uma videoconferência através da plataforma Zoom. Durante o encontro on-line será possível fazer perguntas e participar de quantas reuniões desejar.
“Estamos muito confiantes com mais essa edição, até porque, o Nordeste, principalmente a Bahia, tem o mercado muito promissor. Além disso, investir em uma franquia é algo vantajoso, principalmente para quem está abrindo o primeiro negócio próprio, já que permite que os franqueados atuem em uma marca já testada e aprovada no mercado, com planos de negócios, suporte e expectativa de retorno, além do risco em dar errado o investimento em uma franquia ser bem menor do que um modelo de negócio de não franquia”, conta o diretor executivo da FVF. A expectativa é contar com mais de mil inscritos.
O evento é uma realização da NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias – que tem a frente os empresários Ricardo Branco e Henrique Mol, ambos com know-how e expertise em franchising.
Em terras baianas
Mesmo o Nordeste sendo mundialmente conhecido pelas belíssimas praias e saborosa culinária, ele também é muito propício aos negócios, já que a região foi a que mais se desenvolveu nas últimas décadas. É possível destacar investimento em massa nos setores industriais, principalmente nos subsetores como o de produção de eletricidade e gás, água e esgoto, atividades de gestão de resíduos e contaminação, e serviços.
Já em relação ao franchising, segundo os últimos dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) sobre as regiões do Brasil, o Nordeste teve crescimento de 8% no número das unidades no segundo trimestre de 2020, com 4.504 operações, enquanto que no mesmo período de 2019 esse número representava 4.178 unidades na região. O número de redes também subiu, passando de 555 em 2019 para 581 marcas atuantes no Nordeste, um aumento de 5% durante o período analisado.
Entre os segmentos que mais tiveram participação está o de Saúde, Beleza e Bem Estar com 27,2%, seguido por Alimentação (20,8%); Moda (11,1%), e Serviços Educacionais (9,9%).
“O Nordeste tem características próprias, e para isso, é fundamental que o possível franqueado tenha o conhecimento da cultura, bem como compreenda bem a região que busca empreender, conhecendo o perfil do seu público-alvo”, avalia Branco.
Dicas para empreender
Ricardo Branco dá algumas dicas para quem irá participar da Feira Virtual:
· Pesquise: Analise com cautela no site da FVF a relação das franquias participantes para conhecer os custos e outras informações;
· Conexão: Escolha um segmento que mais tenha afinidade com você. Esse é o ponto de partida para conquistar o sucesso no empreendimento;
· Filtre: Escolha entre 2 a 4 marcas, analise os prós e contras de cada uma delas. Escreva suas dúvidas para falar aos representantes das redes de franquias durante a videoconferência;
· Empenho: Lembre-se que você será o dono do próprio negócio. Então para conquistar o sucesso e alcançar seus objetivos o retorno dependerá somente do seu empenho e dedicação.