O olhar visionário de Leandro Souza, que já foi entregador de jornais e office boy, sob as barracas de espetinhos de churrasco do Rio de Janeiro o levou longe. Após elevar o padrão da refeição com a abertura do Espetto Carioca, rede de franquias de bares, o empresário, ao lado de mais dois sócios, tornou a marca referência e premiada no setor de franquias. Hoje, a rede conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil e faturou R$ 110 milhões em 2023.
Com o objetivo de levar o lifestyle carioca para diferentes lugares do país e também para fora dele, a marca realizou investimento de R$ 1,5 milhão para estruturar a internacionalização da primeira unidade, que será localizada em um shopping na Flórida, nos Estados Unidos, ainda no segundo semestre do ano. Com a nova empreitada, a expectativa de faturamento da rede é de R$ 137 milhões até o final deste ano.
Já em solo brasileiro, a previsão é inaugurar mais 10 lojas, já que 70% delas já estão com negociações avançadas com os franqueados. “Até o fim do ano, a meta é proporcionar uma experiência única de lazer e entretenimento aos nossos clientes de cidades como Rio das Ostras (RJ), Uberlândia (MG), Americana (SP) e Vitória (ES)”, conta Leandro Souza, fundador do Espetto Carioca e presidente do grupo Impettus, holding da qual a marca faz parte e também detém as marcas Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito.
Além dos modelos tradicionais de bares e restaurantes, o Espetto Carioca vai explorar o novo formato de franquia de vending machine, com geladeiras inteligentes, que podem ser instaladas em condomínios e outros ambientes comerciais. Já são duas franquias piloto de vending machine no eixo Rio-São Paulo e a previsão é inaugurar mais 20 unidades. O investimento inicial é de R$ 37 mil por máquina e são necessárias três delas para implantação, cada uma disponibiliza aos consumidores finais espetinhos variados, com mais de 15 sabores para explorar, que são congelados e temperados prontos para ir à churrasqueira, air fryer, grill ou frigideira.
O sucesso do Espetto Carioca resultou na participação em importantes eventos de nível nacional e internacional, como as Olimpíadas de 2016, Rock in Rio e mais recentemente, o The Town, em São Paulo. “Esses eventos nos ajudam a levar nossa marca a regiões em que ainda não estamos inseridos e abrem espaço para novos negócios”, conta o executivo.