Atuante no mercado de franquias desde 2012 e com um faturamento de R$ 72 milhões em 2018, a marca– rede de bares e restaurantes especializada em espetos – está participando pela terceira vez da ABF Franchising Expo. A empresa apresenta para a edição de 2019 novo modelo de franquias: quiosque, com investimento inicial de R$ 190.000,00 mil. A expectativa da franqueadora é fechar cerca de 13 novos contratos durante a feira. Com 35 lojas espalhadas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, a rede espera um aumento de 30% no faturamento em 2019 e prevê inaugurar 51 novas unidades até o final do ano.
“Estamos entusiasmados com mais uma participação na ABF Franchising Expo, esperamos atingir um público qualificado e que queria empreender com uma rede de franquias que está executando um plano de expansão bem agressivo para 2019”, destaca Leandro Souza, fundador e presidente da rede Espetto Carioca.
O empresário Leandro Souza, fundador e presidente da rede, idealizou a empresa após uma temporada de trabalho nos Estados Unidos. Em 2008, quando a crise econômica mundial se alastrou e atingiu os americanos, Souza viu que era hora de voltar para o Brasil. Sete anos antes, o carioca filho de um porteiro e de uma empregada doméstica, morador do bairro de Anchieta, no subúrbio do Rio, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos. Por lá, entregou pizza, trabalhou levando alimentação em grandes empresas e atuou até como valet. Após se estabelecer e até comprar parte do negócio de valet onde trabalhava, viu o sonho americano se desfazer em 2008. Vendo empresas fecharem e demissões acontecendo nos Estados Unidos, o jovem empreendedor juntou suas economias e resolveu voltar para o Brasil. Na cabeça, o desejo de abrir o próprio negócio. A ideia do Espetto Carioca surgiu após observar o sucesso que as barracas de churrasquinho fazem nas esquinas.
No final de 2009, o empresário encontrou um ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste carioca, onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de pessoas que queriam abrir novas unidades pela cidade. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012. Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a estudar o mercado de franquias e contrataram uma empresa especializada na formatação de marcas em franquias. O estudo levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias.
Considerada uma das maiores redes de espetos do país, a marca possui em seu cardápio mais de 30 opções de espetos, que variam das carnes tradicionais, passando pelo corte premium, carnes exóticas, até os sabores vegetarianos e veganos. Mensalmente, são consumidos mais de 150 mil espetos em toda a rede. Outros 40 mil litros de chopp Heineken são vendidos, em média, ao longo de cada mês.