Espaçolaser implanta programa de acompanhamento de gestantes para apoiar colaboradoras

O time de RH da Espaçolaser, maior rede de depilação do mundo, vem trabalhando para desenvolver políticas de RH que atendam as necessidades da maior força de trabalho da companhia: as mulheres. Elas ocupam 90% do quadro de colaboradores – 95% em cargos de liderança.

Uma delas é o acompanhamento individual de cada funcionária durante todas as fases da gravidez: gestação, pós-parto e volta ao trabalho. O objetivo é entender e mapear as necessidades dessas mulheres, além de dar suporte emocional e profissional durante todo o período.

Atualmente, a Espaçolaser tem 70 colaboradoras gestantes, 19 que estão no período pós-parto (licença maternidade).

Assim que a mulher comunica a gravidez ao seu gestor direto, ela já passa a fazer parte do programa. A iniciativa contempla encontros bimestrais com profissionais da área médica, com o objetivo de tirarem dúvidas, trocarem experiências e relatarem desafios e inseguranças do período gestacional. Importante ressaltar que os temas dos encontros são sugeridos pelas grávidas.

Além disso, três meses antes do final da gestação, é iniciada a fase pré-licença, quando o gestor e o RH passam a fazer reuniões com a futura mãe para desenhar os próximos passos da carreira dela e o cenário da sua volta ao trabalho.

A importância desse acompanhamento é comprovada estatisticamente. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2017 revela que dois anos após terem dado à luz, metade das mulheres estava fora do mercado de trabalho.

“Precisamos evoluir as políticas de recursos humanos nas empresas, que nem sempre levam em conta as necessidades de família e carreira da mulher”, explica Bárbara Fortes, diretora de Operações da Espaçolaser e apoiadora do projeto de acompanhamento de gestantes desenvolvido pelo RH.

Na fase pós-parto, a equipe de RH e o gestor continuam em contato com a colaboradora, acompanhando a evolução da nova mãe e do bebê. Essa etapa do processo é fundamental para que a mulher se sinta tranquila e segura para se dedicar totalmente ao seu bebê, sabendo que a equipe está cuidando de tudo até a volta dela.

Finalmente, quando essa colaboradora volta ao trabalho, são promovidos encontros semanais com os gestores e a equipe de RH até a total reinserção dela à rotina.

Além disso, a SulAmerica, que é a operadora de planos de saúde da Espaçolaser, disponibiliza o programa Saúde Ativa, que acompanha a gestante desde o início, passando pelo pós-parto até o quarto mês de vida do bebê. O trabalho consiste em acompanhar os exames, tirar dúvidas e auxiliar no dia a dia, disponibilizando centrais de atendimento 24h. O projeto prevê, ainda, a visita de uma enfermeira à gestante uma vez antes do parto, ou três, caso a gravidez seja de risco, sendo duas visitas antes do nascimento e uma após o parto.

Escola de Você

Além disso, desde setembro, a Espaçolaser passou a disponibilizar uma série de conteúdos em vídeos sobre carreiras, empreendedorismo, auto estima e autoconhecimento, com uma área exclusiva sobre maternidade, para mais de 800 colaboras da rede. As videoaulas são produzidas pela Escola de Você, a primeira escola online voltada para mulheres do Brasil, criada pelas jornalistas Ana Paula Padrão e Natalia Leite.

São mais de 30 vídeos gratuitos, com cerca de dois minutos de duração, que podem ser acessados por uma plataforma da Espaçolaser dentro do portal da Escola de Você. Os conteúdos ministrados têm como objetivo auxiliar as colaboradoras a buscarem melhores práticas profissionais e pessoais, visando resultados positivos no desempenho da carreira e outras esferas da vida.