Escola que ensina inglês de forma lúdica investe em franquias

Plano da Smart Choice é levar sua metodologia 'mão na massa' para todo o Brasil

A Smart Choice, escola de inglês por imersão, está planejando expandir seus negócios por meio de franquias. A instituição, que tem oito anos de atividade, ensina inglês de maneira lúdica e sem telas, ajudando os alunos a desenvolverem a fluência no idioma, enquanto adquirem mais conhecimento em temas de outras matérias, como Ciências, Geografia, História e Matemática. A escola atende crianças a partir de um ano de idade até adolescentes de 14, como escola de contraturno.

A Smart Choice nasceu em 2015, em um modesto sobrado no Jardim Cliper, zona Sul de São Paulo, quando Meire Assis e Dayane Assis juntaram forças. Naquela época, Meire estava à procura de uma escola de educação infantil em inglês para sua filha mais nova após o colégio do bairro em que morava fechar as portas. Sem encontrar uma instituição de ensino, decidiu criar a Smart Choice com Dayane.

“Desde o início, a Smart Choice cativou tanto pais quanto alunos, tornando-se rapidamente uma escola de inglês querida e confiável. O desejo dos alunos do contraturno de passar o dia inteiro na escola demonstrava o sucesso da abordagem. A Smart Choice virou uma segunda casa para os nossos estudantes, e essa é a nossa missão, criar um ambiente de aprendizado, diversão e pertencimento para as crianças”, conta Meire.

A Smart Choice cresceu exponencialmente no primeiro ano e rapidamente precisou mudar de endereço para atender à crescente demanda de novos estudantes. Até a chegada da pandemia. Com as políticas de isolamento social e a incerteza sobre o futuro, a escola viu o número de alunos reduzir drasticamente nos primeiros meses. Meire conta que rapidamente a escola adaptou-se às aulas on-line e contornou os problemas causados pela distância.

“As crianças amavam estar na Smart Choice, então, a pandemia foi um baque para todos. Mas, apesar dos desafios, mantivemo-nos resilientes ao adaptar as aulas de imersão para o ambiente on-line. Até mesmo os pais acompanhavam e aprendiam junto”, relembra a fundadora.

Com o fim da pandemia, a escola expandiu mais uma vez. Em 2021, a Smart Choice mudou-se para o atual endereço, em Jardim Sertãozinho, Zona Sul da capital paulista. “Nós gostamos de falar que aqui as crianças colocam a ‘mão na massa’, brincando e aprendendo ao mesmo tempo, por isso nos mudamos para espaço ainda mais amplo, com áreas verdes e instalações propícias para uma experiência educacional ainda mais enriquecedora”, afirma Meire.

A escola oferece uma infraestrutura completa, que proporciona aos alunos a prática de diversas atividades físicas, estimulando a criatividade e a imaginação. Além de atividades ao ar livre em seu playground, a Smart Choice possui uma quadra poliesportiva e brinquedoteca. Os professores são experientes, profissionais e fluentes no inglês, garantindo um aprendizado de qualidade.

De acordo com Meire, a decisão de abrir franquias é uma forma de compartilhar o sucesso da escola com outros pais e educadores. “Acreditamos que a educação de qualidade deve ser acessível a todos. Com a abertura de franquias, queremos oferecer a oportunidade para que mais crianças tenham acesso a educação em inglês de qualidade”.

A taxa de franquia da Smart Choice custa R$ 30 mil, com um investimento total aproximado de R$ 95 mil. Meire afirma que comparado com outras franquias do mesmo estilo, a Smart Choice oferece uma oportunidade mais competitiva, tornando-se uma opção atraente para empreendedores que desejam ingressar no mercado de educação infantil. Os franqueados recebem da Smart Choice todo o apoio para a inauguração da escola, com treinamento da equipe, escolha do ponto, cronograma anual e suporte.