Comprar uma franquia é uma opção segura para quem busca empreender. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil conta com mais de 170 mil unidades de franquias e quase 3 mil opções de marcas. Em 2021 o setor registrou o faturamento de mais de R$ 185 bilhões.
Um dos modelos que mais tem crescido entre os novos empreendedores é o home based, cuja base do negócio é a casa do franqueado e é um investimento de baixo custo, ideal para quem não possui capital para investir grandes quantias.
O grande diferencial desse modelo é que os alunos não vão presencialmente até a escola, pois é a escola que se desloca até eles, ou as aulas são realizadas virtualmente.
O ensino on-line se expandiu devido a restrição impostas pelo distanciamento social, mas a Top English apostou nesse modelo desde a sua fundação, em 1997, e oferece esse diferencial os franqueados. “Por ser home based os custos operacionais fixos são extremamente baixos, já que não tem aluguel, funcionários e taxas inerentes a operação física de uma escola”, explica Dilson Kossoski, CEO e fundador da Top English.
De acordo com os últimos números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) houve um avanço das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento. Enquanto em 2020, as franquias home based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%