Enxugar é preciso: franquia reorganiza gestões

Cortar despesas é fundamental para sobreviver, com o seu crise.

Mas não é só isso: a rede de franquia Move ON foi criada para desenvolver e implementar soluções focadas na gestão financeira, tributária, comercial e corporativa das empresas. Tudo para aperfeiçoar a gestão organizacional e seus fluxos de processo. O esperado é que, após a reorganização, a empresa cliente torne-se mais rentável e lucrativa, além de mais competitiva.

Mas como é a vida de um franqueado da Move On e que formação ele precisa ter para atuar nessa área? Entrevistamos Leonardo Lopes, CEO da marca para saber a resposta. Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Qual a origem da MOVE ON? O que ela traz como diferenciais ao mercado? E que benefícios proporciona a seus franqueados?

Leonardo Lopes: A Move ON surgiu em 2017, por meio, da fusão entre uma consultoria tributária e consultores independentes. Implementamos apenas soluções de impacto e estratégicas que possam trazer resultados efetivos aos nossos clientes. Com serviços desenvolvidos exclusivamente por nós atingimos uma fatia do mercado desprovida de suporte, e muitas vezes dependente das tradicionais consultorias. O nosso franqueado consegue com um baixo investimento alta rentabilidade, em alguns casos o retorno do investimento vem mesmo antes do esperado. Além da comodidade de trabalhar home-office o capital de giro para operação é baixo, permitindo uma segurança financeira maior e garantindo a operação da unidade.

Mapa das Franquias: Como se dá o processo de transferência de gestão do cliente para a MOVE ON quando a franquia atende um cliente já estabelecido? Quais os obstáculos comuns no processo?

Leonardo Lopes: A interação franqueado e suporte é muito grande, temos um acompanhamento quase em tempo real de todo o processo, desde a captação até as reuniões de fechamento de contratos. Então quando um serviço é contratado nós já temos certo conhecimento do caso. Após esse fechamento os serviços são comandados exclusivamente por nossas matrizes, ficando o franqueado exclusivamente responsável pela leitura de relatórios e suporte ao cliente.

O maior obstáculo que enfrentamos é a falta de informação com alguns clientes e a não informatização do armazenamento de dados, isso ocasiona atrasos significantes. Pois franqueado e cliente são obrigados a colher essas informações de maneira artesanal, digitaliza-las e envia-las a matriz. É um processo algumas vezes demorado e que afeta a rápida implementação da solução.

Mapa das Franquias: O franqueado precisa ser formado em administração de empresas ou contabilidade? 

Leonardo Lopes: Não é necessário ensino superior para ser um franqueado Move ON.

Mapa das Franquias: Como é o treinamento do franqueado? E o acompanhamento no dia a dia? A franqueadora usa métodos como Whatsapp e outros para estar junto das operações?

Leonardo Lopes: O treinamento é realizado em duas etapas, a primeira é on-line e a segunda presencial. Na primeira fase capacitamos o franqueado para a realização de um levantamento de parcerias e possíveis clientes. Após essa etapa concluída, esperamos a formação de turma e agendamentos um treinamento presencial divido em módulos de acordo com cada área, além de treinamento comercial e gerencial da unidade. Nosso suporte no dia a dia é constante estando presente da captação até o agendamento de reuniões e fechamento de contratos junto aos clientes. O franqueado conta com o número do whatsapp do suporte que pode ser contatado de segunda a sábado das 07:00h Às 20:00h, a ferramenta tem sido muito importante para a agilidade e no fechamento de alguns contratos,  devido a resposta rápida das dúvidas que surgem nos primeiros meses de operação.

Planos para o futuro

Mapa das Franquias: Para onde apontam as incertezas da economia no setor de atuação da MOVE ON? Dá para pensar em expansão em 2018?

Leonardo Lopes: O momento da economia é muito promissor para o segmento, tendo em vista que grande parte das empresas tem necessidade de pelo menos uma das soluções disponíveis em nosso portfólio. Acreditamos em uma expansão mais moderada para 2018, priorizando regiões estratégicas e um perfil de franqueado mais alinhado com o modelo de negócio.

Mapa das Franquias: Se você tivesse que convencer um novo franqueado a ingressar na rede com apenas uma frase, qual seria?

Leonardo Lopes: Nosso maior patrimônio é o know-how, permitir que o franqueado opere com ele é permitir que empreendedores andem na frente e compartilhem da mesma visão que nós.