Ensino à distância ganha espaço em meio a pandemia do Covid-19

De acordo com o último Censo de Educação Superior no Brasil realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), somente em 2018, no que diz respeito ao ensino superior, das 13,5 milhões de vagas oferecidas, 7,1 milhões foram para os cursos EAD. A pesquisa ainda revela que especialistas acreditam que daqui alguns anos a porcentagem de alunos em cursos presenciais e EAD será igual.

E o modelo de ensino, que é tão comum nas universidades, passou a ser realidade em diversas instituições de ensino, devido a quarenta imposta diante da pandemia do COVID-19. É o caso do Instituto Embelleze, a maior rede de franquias do Brasil voltada para a formação de profissionais da beleza, que há cinco anos conta com uma plataforma online chamada “Meu Instituto”, que leva conteúdos extras à todos os alunos da rede, mas que somente agora teve o engajamento de 100% dos alunos.

Segundo o CEO da marca, Daniel Narcizo, o acesso a plataforma cresceu mais de 500% em apenas dois dias devido a pausa nas aulas presenciais. “Os professores estão ministrando aulas online para tirar dúvidas, os alunos, agora na quarentena, também encontrarão mais conteúdos sobre tendências, empreendedorismo, e aumentamos também o número de vídeo aulas. Tem sido uma experiência bastante positiva e, tanto alunos e professores, se adaptaram muito bem ao modelo de ensino”, comenta Daniel.

Segundo Lucrécia Neves, aluna do curso de manicure e pedicure do Instituto Embelleze, a adaptação ao aprendizado virtual tem sido uma experiência bastante positiva. “O Instituto Embelleze tem nos disponibilizado várias atividades pela plataforma, os nossos instrutores estão a todo momento disponíveis e as aulas online estão sendo realizadas nos dias em que teríamos as aulas presenciais. Seguindo esse modelo, o impacto causado pela falta das aulas físicas está sendo muito menor” destaca a aluna.

Daniel conta que, além da plataforma, as redes sociais estão sendo muito importantes nessa adaptação. “Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor conteúdos relevantes para os alunos e para aqueles que gostariam de estudar conosco. Produziremos lives com especialistas e pessoas que são da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos online disponíveis para todos.” O executivo afirma que todas as medidas foram tomadas com o objetivo de fazer com que os alunos não parem de absorver conhecimento na área em que desejam seguir uma carreira. “Estamos em um movimento muito forte para que os alunos não sejam prejudicados e continuem a aprender neste período”, complementa.

:: PRÓXIMOS PASSOS

Daniel conta quais estão sendo as decisões da franqueadora a curto, médio e longo prazo. “Agora temos as orientações de estarmos em casa, trabalhando nosso propósito de transformar vidas de forma segura. A médio prazo, teremos, assim que autorizadas, as unidades reabrindo de forma estruturada, repondo aulas sem custos. Internamente estamos trabalhando intensamente no novo modelo híbrido de ensino, onde as escolas ganharão eficácia e o aluno muito mais dinamismo na aula”, explica.

Quando o assunto são os franqueados, Daniel conta que existem diversas possibilidades para reduzir o impacto da quarentena e continuar motivando os responsáveis pelas unidades. “É essencial preservar o caixa, em forma de renegociações com fornecedores, captar crédito de forma responsável, com carência e taxas baixas, além de adotar medidas para diferimentos de impostos que os governos estão anunciando. No Instituto Embelleze disponibilizamos uma assessoria jurídica para os franqueados terem suporte e embasamento nessas decisões” finaliza.