A rede Ensina Mais Turma da Mônica, do grupo MoveEdu, registrou aumento de 72% na receita das franquias entre 2016 e 2022. O boom se deve à expansão alcançada após a instituição aderir ao licenciamento da marca Turma da Mônica. “Oferecer ensino interativo, com conteúdos didáticos ilustrados pelos personagens criados por Mauricio de Sousa, tornou as aulas mais lúdicas e atrativas. Como consequência, a rede ganhou visibilidade em todo o território nacional”, conta Leonardo Andreoli, Gerente Nacional da Ensina Mais Turma da Mônica. Segundo Andreoli, depois do licenciamento, o número de leads orgânicos da rede cresceu em 190%, fortalecendo ainda mais a estratégia da marca.
O licenciamento ocorreu no segundo semestre de 2016 e, em 2017, o faturamento da MoveEdu com taxa de franquia dobrou de tamanho. A venda de material didático, por exemplo, efetuada a cada matrícula feita nas unidades, cresceu 55% no primeiro ano do licenciamento e 390% entre 2016 e 2022.
“Sabemos que a linguagem dos quadrinhos é uma das melhores formas de estimular a leitura e o aprendizado. E com a força dos personagens da Turma da Mônica a mensagem passada pelos professores fica ainda mais eficaz“, declara Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.
Rogério Gabriel, CEO da MoveEdu, sinaliza a importância de ser criterioso e estratégico na hora de escolher a marca a qual se unir. “É preciso que ambas as marcas compartilhem dos mesmos princípios. No nosso caso, buscamos uma marca com visibilidade para o setor de ensino, levando em consideração a preocupação com a educação inclusiva e acessível para todos. Essa sinergia é primordial para que o negócio dê certo”, explica o empresário.
A força agregada à marca não perdeu potência nem mesmo durante a pandemia. Segundo Andreoli, mesmo com a paralisação das aulas nas escolas regulares, a rede Ensina Mais cresceu consideravelmente. Só em 2021, foram inauguradas 36 novas escolas. Para 2022 a expectativa da marca é manter essa vertente de crescimento e superar 100 escolas ativas.