Empresas apostam em multifranqueados para ganhar mercado e crescer de forma orgânica

Escolher corretamente o franqueado é uma das tarefas mais importantes para o sucesso dos negócios no franchising, uma vez que ele será o parceiro que vai levar  o nome e o know how da sua marca para determinada região. Por isso, uma alternativa de algumas redes de franquias é apostar nos multifranqueados, aqueles empreendedores que possuem mais de uma unidade como forma de estratégia para crescer com segurança e evitar problemas com perfis indesejados.

“Nos Estados Unidos, este perfil já é muito comum e existem até grupos que administram dezenas de operações franqueadas. É uma tendência que está ganhando força no Brasil, por ser uma relação mais sólida e com vantagens para os dois lados para uma expansão segura, simplificando a gestão”, afirma, Fabricia Vidaurre, consultora e diretora da Expande Franquias e Varejo.

É o caso, da Sóbrancelhas, rede especializada em embelezamento do olhar e da face, onde 47% das unidades são geridas por multifranqueados, ou seja, 118 operações das 171 lojas se enquadram neste perfil.  Outra rede que aposta nisso é a Tip Top, referência em vestuário infantil, onde 17% dos franqueados possuem mais de três operações. “Para a marca, o multifranqueado comprova a satisfação ao decidir investir em uma segunda unidade da rede e crescer junto com a franqueadora. Isso é resultado do nosso trabalho de acompanhamento no dia a dia do negócio, o que passa segurança aos empreendedores”, diz Ricardo Marcondes, gerente de expansão da Tip Top.

Para Fabricia, é essencial que o franqueador preste atenção em alguns aspectos. “A franqueadora tem que ter a obrigação de avaliar muito mais que o potencial financeiro do franqueado, mas também a gestão das unidades e a localização das operações. Somente desta forma o negócio será um sucesso”, diz.

Um franqueado de destaque da Sóbrancelhas é o ex-supervisor de logística, Anderson Mota que após atuar 11 anos em outro segmento, realizou o sonho de abrir seu próprio negócio e hoje está à frente de cinco operações da marca. Em 2014 abriu sua primeira unidade no interior de São Paulo (Jacareí) e em poucos meses, a loja já era um sucesso e faturou mais do que o esperado. O empresário observou a grande procura pelo setor e logo percebeu a oportunidade de ouro que tinha nas mãos, o que o animou a investir em outros pontos e conquistar mais clientes. “A vantagem de ser um microempresário é o desenvolvimento empresarial e o domínio do dia a dia da operação, obtendo um resultado bem melhor”, afirma o multifranqueado.

Mota está no comando de mais quatro pontos, situados nas cidades de Bauru e Mogi Guaçu (SP) e em Goiânia (GO). Agora, se prepara para a abertura de mais duas franquias da rede.

De acordo com a consultora, para ser um multifranqueado é necessário ter algumas qualidades. “O empreendedor precisaser estratégico, organizado, se dedicar totalmente ao negócio, e principalmente, estar sempre à disposição para colocar em prática as orientações da franqueadora”, completa.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito