Empresas aderem ao “desafio dos dez anos” e mostram o quanto mudaram em uma década

Muita coisa pode acontecer em uma década. É isso o que tem mostrado o #tenyearchallenge, desafio dos dez anos, que surgiu no Facebook e invadiu também o Instagram, a princípio com a proposta de mostrar, por meio de fotos, o quanto as pessoas mudaram em dez anos, mas que acabou virando inspiração para memes, piadas e até para marcas mostrarem sua evolução nesse período. Veja abaixo a evolução de empresas dos segmentos de educação, estética, construção, dentre outros:

Espaçolaser

A Espaçolaser, maior clínica de depilação a laser do mundo, tinha em 2009 apenas sete unidades, todas no estado de São Paulo. O ano de 2019 começa já com 420 unidades, distribuídas por todo o país e até fora dele – na Argentina. A primeira loja no exterior, em Buenos Aires, foi inaugurada em setembro de 2018 – por lá, a marca se chama Definit.

Instituto Embelleze

Com propósito de transformar vidas, o Instituto Embelleze oferece formação profissional para cabeleireiros, barbeiros, maquiadores, depilação, design de sobrancelhas, manicure, entre outras expertises da área de beleza e estética. Em 2009 a rede já contava com 180 unidades, concentradas principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Já em 2019, são mais de 350 unidades, sendo 3 internacionais: Estados Unidos, Colômbia e Equador.

Sigbol Fashion

A Sigbol Fashion, tradicional escola de cursos profissionalizantes de confecção e moda no Brasil, está presente no mercado desde 1969. Nos últimos dez anos vem acompanhando a evolução no setor de moda e a mudança de perfil do público interessado por corte e costura, com a criação de cursos como Customização, Corte e Costura Industrial Fitness, Moda Pet e o mais recente Curso de Moda, Cinema e TV, que será lecionado em Nova York. Desde 2009 foram inauguradas 15 unidades, o que impactou no faturamento da rede: enquanto o faturamento de 2009 foi de R$ 4,1 milhões, em 2019 a expectativa é atingir R$ 12,5 milhões.

Casa do Construtor

Fundada em 1993, a Casa do Construtor entrou para o segmento do franchising em 1998 e, desde então, registrou um significativo crescimento ano após ano. A rede, que é especializada em locação de equipamentos para construção civil e soluções do dia a dia, registrou, em 2009, um faturamento de R$ 27,5 milhões, contando com 53 lojas e 265 funcionários. Dez anos depois, em 2019, a marca já conseguiu alcançar R$ 230 milhões de faturamento, além de ter 264 unidades espalhadas pelo Brasil e uma equipe com 1200 colaboradores.

CERS

Há 10 anos, Renato Saraiva, reconhecido pela Endeavor como uma das principais personalidades do empreendedorismo mundial, juntava todas as suas economias para investir no Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), rede preparatória para concursos públicos, OAB e carreiras jurídicas. Com apenas uma unidade em Recife, decidiu trocar as aulas presenciais pelo ensino por meio da internet. A estratégia foi um sucesso e em 2010, o CERS alcançou um faturamento de R$ 10 milhões. Hoje, dez anos depois da fundação, a rede, que também passou a atuar com o oferecimento de cursos de pós-graduação, está presente em 13 capitais e já formou mais de 550 mil alunos.

Patroni

Como a maior rede de carnes, pizzas e massas do país, a Patroni completa 35 anos em 2019 e comemora suas 210 unidades em todo o país. Nesses últimos 10 anos, a marca vendeu cerca de 54 milhões de pizzas e pratos e gerou mais de 2.700 empregos. Com a substituição da tradicional madeira de eucalipto por briquetes usada nos fornos das unidades, por material 100% reciclado e ecologicamente correta pelo IBAMA, em 2018, a Patroni conseguiu preservar um equivalente a 100 estádios do Maracanã em madeira com essa ação sustentável. Para esse ano, a previsão é de conseguir incrementar em 2% o faturamento obtido em 2018 de R$ 517 milhões.