Empresários de polos EaD enxergam potencial em franquia de cursos profissionalizantes

Dupla de sócios investe em franquia da Via Certa para aproveitar a estrutura de seu polo de graduação e pós EaD; a perspectiva de faturamento a curto prazo é de R$12 mil

Educação e economia andam lado a lado. As empresas querem profissionais qualificados, e quem está em busca constante por aprendizado, indo além do Ensino Médio, tem maiores chances de se dar bem no mercado de trabalho. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), profissionais com cursos de qualificação têm 30% mais chances de conseguir um novo emprego.

Dentro deste cenário de aperfeiçoamento, a educação profissional, que inclui cursos técnicos e profissionalizantes, vem ganhando destaque. Essa foi a etapa da educação básica que mais teve crescimento de matrículas, de acordo com dados do Censo Escolar 2023.

Com 2,1 milhões de estudantes em 2022, o número saltou para 2,4 milhões no ano seguinte, representando um crescimento de 27,5% desde 2021, quando havia 1,8 milhão de estudantes matriculados.

A Via Certa Educação Profissional aposta nesta modalidade de ensino, com atuação desde 2012. De lá para cá, já foram criadas mais de 50 unidades espalhadas pelo país. E a rede de franquias não para de crescer, atraindo cada vez mais os investidores.

De olho na inovação

Nos últimos anos, uma nova forma de ensinar já vinha ganhando notoriedade: a educação à distância (EaD). Com um empurrãozinho da pandemia, esse acabou se tornando um modelo predominante de ensino e que veio para ficar.

A pesquisa Skills Outlook Employee View aponta que cursos on-line são, para os brasileiros, a melhor maneira de se qualificarem para o mercado de trabalho. Além disso, mais de 80% preferem cursos virtuais de curta duração.

A Via Certa, pensando em oferecer o melhor aos seus clientes alunos, reformulou seu método de ensino, adaptando suas aulas para o ambiente on-line durante a pandemia. Desde então, a empresa adotou o Sistema Flex, atendendo às necessidades de perfis variados de alunos, que podem escolher entre fazer o curso 100% on-line, híbrido ou presencial.

Essa estratégia não só acelerou a busca de novos alunos, que aproveitaram para se profissionalizar, como também alcançou novos franqueados. E o que se tem notado é que esse é um ótimo modelo de negócio para empresários que já possuem polos de faculdades EaD, possibilitando o aumento na oferta de produtos.

Mais lucratividade com cursos profissionalizantes em seu polo EaD

O que muitos não sabem é que, mesmo com aulas totalmente à distância, as faculdades que aplicam esta modalidade de ensino precisam, por decreto do MEC (Ministério da Educação), de um local que ofereça apoio presencial, o chamado Polo EaD.

O Polo EaD nada mais é que um local físico, onde o aluno encontra suporte administrativo e de ensino para os seus estudos. Nele, os alunos têm acesso a laboratórios, biblioteca, podem fazer provas, participar de aulas especiais, eventos e ter contato com outros alunos e professores. É também um espaço de ponto de apoio para lidar com burocracias, pois a secretaria oferece suporte para tratar de documentações, contratos, financiamentos etc.

Segundo Décio Marchi, diretor-executivo da Via Certa, empresários de polos EaD estão com a faca e o queijo na mão para investirem em uma franquia de cursos profissionalizantes, podendo usufruir do “aproveitamento de toda a estrutura que o polo possui, pois os polos EaD necessitam dela para os alunos realizar as avaliações bimestrais. Grande parte do ano a estrutura fica parada”.

E é justamente isso que despertou o interesse dos sócios Rodolfo Zabim e Fábio Alves de Oliveira, que contam com uma unidade da Via Certa em Hortolândia (SP), recentemente inaugurada, em 3 de julho. De acordo com o empresário Rodolfo, seu polo de graduação e pós-graduação EaD da UNIP “ficava com muito espaço ocioso e para aproveitar a minha estrutura, comecei a buscar por uma franquia educacional, em outro nível de formação para não interferir na UNIP”.

O potencial dos cursos profissionalizantes

A Via Certa possui hoje mais de 40 cursos em oito áreas de conhecimento, sendo elas: Administração e Vendas, Saúde, Beleza e Estética, Indústria e Energia, Idiomas, Gastronomia, Informática e Tecnologia e até mesmo Reforço Escolar. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível, a partir de R$ 119,90.

Segundo Marchi, os cursos estão sempre sendo atualizados dentro de cada área, e conforme a demanda dos franqueados, outros vão sendo criados. Para isso, ele relata: “analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede”.

A dupla de sócios franqueados de Hortolândia enxerga tanto potencial neste mercado que, segundo Rodolfo, eles já estão com planos de abrir outra unidade em Limeira, São Paulo. O empresário aproveita para destacar o diferencial dos cursos profissionalizantes e o porquê de valer a pena investir neste segmento. “Os profissionalizantes são mais curtos, com menor investimento e a probabilidade de conseguir uma colocação no mercado de trabalho mais rápido.”