Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de Alimentação cresceu 9,1% no 1º trimestre de 2022, sendo que Comércio e Distribuição; e Food Service faturaram, juntos, mais de R$ 9 bilhões.
E este é o mesmo reflexo do setor como um todo, que passou a receita de R$ 43 bilhões, aumento de 8,8% em comparação com 2021.
Este cenário, além de motivar empreendedores a investirem no Franchising, impulsiona as redes e empresários a desenvolverem novos negócios e aproveitarem demandas reprimidas, muitas vezes, causada pela pandemia.
Churrasqueiro profissional: negócio de quem entende
Já estabelecido com negócio no ramo alimentício, o empresário gaúcho Fabio Rezler, CEO da Bionicook, a primeira rede de lojas de fast food 100% operadas por robô, aproveitou o momento e lançou a sua nova rede de franquia: a Churrasqueiro Profissional, que tem como objetivo profissionalizar e padronizar o serviço prestado nas casas das pessoas ou em eventos de empresas.
“A atividade não é nova e já é exercida por muitos experts no assunto. Mas, o que percebemos é que todos, indistintamente, realizam o serviço sem uma estrutura organizada, limpa, produtiva, com métodos de preparo de churrasco padronizados, com sequenciamento de entrega e, principalmente, com validação dos órgãos de fiscalização sanitária. Estamos em um pós-pandemia, em que as pessoas mudaram seus hábitos de consumo. Muitos deixaram de ir a restaurantes e preferem reunir amigos em eventos fechados para evitar exposição ao risco de contaminações”, afirma Fabio.
Diversificação dos negócios
Segundo Fabio, o novo modelo de negócio também visa oferecer aos investidores da Bionicook uma maior capilaridade de negócios, exponenciando o retorno sobre o investimento realizado por estes investidores e desta forma aumentando o potencial de expansão da marca e seus modelos de negócio.
”A Bionicook tem como princípio aos investidores uma busca por diversificação dos negócios. Nosso objetivo é ampliar a oferta de modelos de negócio disruptivos dentro do segmento de Alimentação, permitindo que ao investidor franqueado juntar-se à nossa marca no modelo que melhor se adequar à sua capacidade de investimento. Os relacionamentos de negócio com franqueados podem se ampliar ao longo do tempo em vários modelos de negócio dentro da mesma marca”, explicou Rezler.
O Franchising traz rápida expansão
O CEO da Bionicook comentou que a escolha do Franchising para o novo negócio tem relação direta com o crescimento da rede. Além disso, pelo franqueado atender na casa dos clientes, o investimento na rede exclui diversas taxas.
“Neste novo modelo de Churrasqueiro Profissional entendemos que, em função do volume relativamente baixo de investimento e aceitação imediata do consumidor, o sistema de Franquias é o melhor caminho para expansão rápida, nacionalmente. Além disso, por se tratar de um serviço em domicílio, vários complicadores de negócio são eliminados, como taxas de aluguel, custos com obras de instalação, e outros comuns aos modelos fixos”, ressalta Fabio.
Possibilidade de lucro aumentada
A Bionicook desenvolveu um equipamento de fácil transporte. “O conceito é levar até o local do evento a estrutura completa do negócio, incluindo os cortes selecionados de carnes e aperitivos”, conta Rezler.
Além dos franqueadores poderem atuar em diversos eventos, como aniversários, feiras de negócios, casamentos, formaturas, batizados, festas municipais, eventos corporativos, eventos religiosos, eventos esportivos; e em locais como condomínios, hotéis e clubes esportivos; os parceiros possuem também a possibilidade de aumentar o lucro do negócio, oferecendo produtos de parceiros estratégicos.
“Além do serviço de churrasco o franqueado poderá comercializar outros produtos que tenham relação direta com o churrasco, como facas, temperos, tábuas de corte. Já firmamos parceria com a maior fabricante de utensílios de churrasco do mundo para atuar em sintonia com nossos franqueados. O pagamento é feito no ato pelo cliente com QR Code pré-definido em cada produto”, finaliza Fabio Rezler.