Dentista de formação, Patrícia Facchini desde criança passava as férias na empresa da família. Uma indústria de implementos rodoviários, fundada por seu bisavô, há mais de 70 anos e agora sob o comando da quarta geração dos Facchini. Foi ali, passando por todas as áreas, da portaria à gestão financeira, que ela decidiu que queria tocar o próprio negócio. “Eu era apaixonada pela indústria, porque levava o meu nome e era referência no setor, mas queria ter mais independência na gestão, adotar ferramentas modernas”, afirma a empresária. Para tanto, mergulhou em cursos de especialização na área de empreendedorismo, entre eles, o Empretec.
Em 2013 começou a procurar, com o marido Samir Jamil, algo que lhes despertassem interesse e paixão. Perceberam que o segmento de franquias seria uma boa opção. A dúvida, entretanto, era qual rede escolher. O trabalho foi afunilando com a proposta de investir em algo voltado ao universo de consumo feminino – pesquisou redes de cosméticos, bem-estar, beleza e moda. A escolha recaiu sobre o mercado de óticas, mais precisamente por uma rede nova, sediada em São José do Rio Preto. “Visitei a fábrica, a loja e percebi que com eles eu poderia crescer, praticar uma gestão mais profissionalizada e sem grandes amarras, apesar de todo o manual de operação da franquia”, afirma Patrícia.
Foram seis meses de negociação e conhecimento até que, em janeiro deste ano, a empresária abriu a primeira franquia da marca Mercadão dos Óculos, em Rondonópolis, em Mato Grosso. A escolha do ponto foi estratégica, além de ser a cidade do marido, o município abriga as sedes das principais transportadoras de soja e é considerado entroncamento de várias estradas do estado.
O investimento foi de R$ 350 mil, em uma loja que oferece óculos solares e de grau com preços que variam de R$ 19,90 a R$ 149,90, boa parte deles de grife. “A nossa chegada mexeu com o varejo especializado da região”, afirma Patrícia.
Segundo ela, o Mercadão dos Óculos atende às suas expectativas, já que permite que cada franqueado desenhe suas próprias campanhas regionais, que componha os estoques de acordo com o perfil e a demanda de sua clientela, além de facilitar a logística de compra e entrega de produtos.
O sonho de comandar o próprio negócio virou realidade e, aos 44 anos, Patrícia se prepara para, em breve, compor uma pequena rede, com unidades espalhadas pelo Mato Grosso. Disposição é que não falta.
Economidia
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