Empresária troca negócio familiar por rede de franquias

Dentista de formação, Patrícia Facchini desde criança passava as férias na empresa da família. Uma indústria de implementos rodoviários, fundada por seu bisavô, há mais de 70 anos e agora sob o comando da quarta geração dos Facchini. Foi ali, passando por todas as áreas, da portaria à gestão financeira, que ela decidiu que queria tocar o próprio negócio. “Eu era apaixonada pela indústria, porque levava o meu nome e era referência no setor, mas queria ter mais independência na gestão, adotar ferramentas modernas”, afirma a empresária. Para tanto, mergulhou em cursos de especialização na área de empreendedorismo, entre eles, o Empretec.

Em 2013 começou a procurar, com o marido Samir Jamil, algo que lhes despertassem interesse e paixão. Perceberam que o segmento de franquias seria uma boa opção. A dúvida, entretanto, era qual rede escolher. O trabalho foi afunilando com a proposta de investir em algo voltado ao universo de consumo feminino – pesquisou redes de cosméticos, bem-estar, beleza e moda. A escolha recaiu sobre o mercado de óticas, mais precisamente por uma rede nova, sediada em São José do Rio Preto. “Visitei a fábrica, a loja e percebi que com eles eu poderia crescer, praticar uma gestão mais profissionalizada e sem grandes amarras, apesar de todo o manual de operação da franquia”, afirma Patrícia.

Foram seis meses de negociação e conhecimento até que, em janeiro deste ano, a empresária abriu a primeira franquia da marca Mercadão dos Óculos, em Rondonópolis, em Mato Grosso. A escolha do ponto foi estratégica, além de ser a cidade do marido, o município abriga as sedes das principais transportadoras de soja e é considerado entroncamento de várias estradas do estado.

O investimento foi de R$ 350 mil, em uma loja que oferece óculos solares e de grau com preços que variam de R$ 19,90 a R$ 149,90, boa parte deles de grife. “A nossa chegada mexeu com o varejo especializado da região”, afirma Patrícia.

Segundo ela, o Mercadão dos Óculos atende às suas expectativas, já que permite que cada franqueado desenhe suas próprias campanhas regionais, que componha os estoques de acordo com o perfil e a demanda de sua clientela, além de facilitar a logística de compra e entrega de produtos.

O sonho de comandar o próprio negócio virou realidade e, aos 44 anos, Patrícia se prepara para, em breve, compor uma pequena rede, com unidades espalhadas pelo Mato Grosso. Disposição é que não falta.

Economidia

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito