Há 20 anos a culinária japonesa surgia com força total no Brasil. Os empreendedores Fernando Pegolo e Magali Simões visualizaram neste novo segmento um futuro promissor e decidiram investir na gastronomia na cidade de Niterói. Em 1997, abriram o fast food China In Box e em 2001 decidiram inaugurar o restaurante que se tornou referência desta culinária na cidade sorriso: o Gendai.
A rede Gendai, pioneira no Brasil como fast food de comida típica japonesa, faz parte também da maior rede de culinária asiática da América Latina. Ela teve aceitação quase imediata do público, devido à união de fatores que o novo conceito continha: agilidade no atendimento, preços acessíveis e qualidade.
E Magali apostou alto. Estudou bastante, viajou e se aprofundou no assunto para entender esse universo que acabara de surgir. Ela ficou à frente da parte operacional e entendeu que tinha uma cultura milenar poderosa e de uma delicadeza ímpar: “Neste momento, entrei no mundo do peixe”, disse aos risos. E ela logo constatou que o Gendai Icaraí iria muito além de um fast food e fez o caminho inverso: transformou uma franquia em restaurante de excelência. “Comecei a transformá-lo em restaurante desde o primeiro dia. Sabia que ele seria especial”.
Com a proposta de conduzir o cliente em uma viagem inesquecível pela cultura japonesa, o Gendai Icaraí conquistou o público com seu ambiente inspirador, pratos exclusivos, desenvolvidos com carinho, matéria prima de primeira linha e altos padrões de qualidade. O sucesso foi enorme e possibilitou a expansão do restaurante para a Região Oceânica da cidade: em 2008 foi inaugurado o Gendai Piratininga. E o serviço diferenciado foi o prato principal para que a marca recebesse da franquia o mais elevado título: Gendai Premium.
“Ao todo são 60 lojas em todo o país, mas para eles nós somos o cartão de visita. Peguei uma franquia e fiz uma história completamente diferente. Tinha que dar certo. Têm coisas que eu não consigo explicar, apenas sinto”, conta emocionada.
Durante 10 anos, Magali Simões ostentou o título de única franqueada mulher. Obstinada, ela sabia da necessidade em adaptar a culinária oriental ao paladar brasileiro. “A culinária japonesa é muito rica em combinações e significados, e a saúde vem sempre em primeiro lugar. Nada é por acaso ou está lá porque simplesmente combina. Tento passar isso em treinamento para os funcionários, mas preciso que isso chegue aos clientes, para que assim a admiração e degustação sejam mais apreciadas”.
Mesmo solidificada e reconhecida no mercado, a empreendedora é incansável na busca por melhorias e novidades. “Hoje tem japonês em cada esquina. Sushiman que nem sabe que profissão é essa, além de achar que qualquer enrolado é um sushi. Não é uma culinária para fazer por fazer ou comer por comer. Vou continuar estudando e trabalhando com foco e muita responsabilidade”.
A receita do sucesso? Esforço, determinação, paixão pelo que se faz e muito profissionalismo. “Só assim conseguimos conquistar mais espaços e ampliar horizontes”. Vida longa ao Gendai Premium.