Empregados se tornaram empreendedores nas franquias que já trabalhavam

O representante comercial, Rafael d’Alambert, mudou para Uberaba com o intuito de viver uma vida mais tranquila e foi contratado pela Kinsol Energia, integradora oficial e parceira da WEG que oferece através da energia solar soluções inteligentes para seus clientes gerando economia, competitividade, desenvolvimento e sustentabilidade, parque já conhecia um pouco sobre o mercado. Quando viu que a empresa inaugurou o braço de franquia, decidiu abrir sua própria unidade.

“Enxerguei nas energias renováveis uma oportunidade para crescer financeiramente e ter mais liberdade”, diz Rafael, que sempre admirou o modelo de franchising desenvolvido pela Kinsol, que oferece total suporte ao franqueado.

Histórias como a de Rafael acontecem com frequência. São funcionários que entendem e se identificam tanto com a marca que desejam ter uma unidade para chamar de sua.

Para Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach Recursos Humanos, há uma diferença muito grande do papel de um franqueado para um funcionário. O funcionário tem um salário, carga horária, benefícios que são pré definidos, mas um papel limitado e uma responsabilidade com aqueles que fazem a sua gestão. Já como franqueado, ele se torna o condutor da empresa, ou seja, ele deixa de ter horários, começa a gerir a própria equipe, o nível de responsabilidade aumenta. Porém, a lucratividade, os ganhos e as possibilidades, também, aumentam.

Já Gabriel Alberti, Sócio Fundador da GPA Franquias, acredita que o franqueado atua em uma posição de liderança e precisa ser o exemplo dos demais. “Os ganhos, como franqueado, depende dele mesmo e as responsabilidades são muitas, assim como em qualquer posição de líder, mas a recompensa é muito maior”, afirma.

Conhecimento na rede

Luiz Carlos Sens, 63 anos, começou a trabalhar na SleepHouse em 2002, quando a empresa tinha apenas duas unidades no País – hoje são 52. Durante 14 anos, construiu uma carreira como funcionário da marca, até que em 2016, já no cargo de supervisor, decidiu que queria empreender. Tornou-se empresário ao adquirir uma franquia da marca.

Sua primeira loja foi inaugurada no centro de Taubaté, cidade que ele não conhecia, o que tornou o início da nova fase um pouco mais difícil. Mas Sens manteve-se focado no objetivo de fazer a loja do Vale do Paraíba decolar, ao lado do filho Luiz Henrique, 37 anos, que também era funcionário da SleepHouse e deixou a empresa para ajudá-lo no novo negócio.

À medida em que a franquia prosperou, Sens abriu sua segunda loja no Shopping de Taubaté e não tardou para que investisse em outras duas unidades, ambas em Mogi das Cruzes. A quinta unidade foi assumida pouco tempo depois, na região litorânea de São Paulo.

Paixão pela empresa

Há cinco anos, Soraya, 42 anos, formada em Administração de Empresas, foi convidada para ajudar na administração da então pequena IP School – Inglês Particular. Era apenas uma escola na época, e em meio período ela dava conta do recado: fazia o trabalho e ainda conciliava outra atividade profissional. A marca foi crescendo e, em alguns meses, ela passou a dedicar-se integralmente à rede.

“Eu gerenciava as escolas e dava um suporte à franqueadora, então, fui aprendendo muito sobre gestão”, lembra. Pouco tempo depois, ela conheceu Marcelo Soares Gregório, que se tornaria o primeiro franqueado da rede, na unidade Tatuapé. “O Marcelo procurava uma sócia para a escola e os franqueadores, Rauel Araruna e Márcio Cafezeiro, me perguntaram se eu não gostaria de investir na marca. Como me dava bem com o Marcelo, achei uma boa proposta e me tornei franqueada”, lembra.

Atualmente, além de ser franqueada, Soraya continua prestando os serviços na franqueadora. O momento atual da franqueada é de aprendizado. “A pandemia nos trouxe reflexões e ações: estamos vivenciando de perto a experiência do ensino online e vimos que ele é possível de ser realizado com qualidade. A adaptação de alunos e professores fez-se necessária e, passado esse período, é hora de crescermos em matrículas novamente, afinal, temos de continuar, apesar do momento difícil para todos”, pondera. O futuro da franqueada pode incluir uma nova escola. “Temos esse plano para o próximo ano”, finaliza.