Muitas empresas brasileiras estão investindo em estratégias de relacionamento para aprimorar processos com ações de comunicação de alto impacto, baixo custo e rápido retorno. A comunicação instantânea, principalmente via SMS, associada aos processos de negócio das empresas, vem apoiando de forma efetiva o relacionamento com o público e contribuído de forma positiva para o desenvolvimento do mesmo.
A SMS Digital é uma rede de franquias que atua no mercado oferecendo a ferramenta. A marca vem agregando em sua cartela clientes diversos segmentos que buscam por resultado e eficiência. Entre eles, o setor de saúde. “Sempre tivemos um bom desenvolvimento no que se refere a esta área, mas atualmente muitos hospitais e clínicas vem buscando como estratégia de comunicação o SMS. Atualmente cerca de 30% dos nossos clientes são deste segmento”, explicou Kawel Lotti, diretor executivo da SMS Digital.
Kawel revela que entre as principais queixas do setor a dificuldade em avisar os pacientes sobre eventuais reagendamentos de consultas era muito corriqueira. “Os administradores sempre revelam que as ligações telefônicas não eram suficientes para informar todos os pacientes. E por isso, acontecia de aparecer pessoas diariamente nos hospitais”, revelou.
Comunicação efetiva entre hospital-paciente é o resultado da ação. O SMS, no processo hospitalar, pode ser utilizado além das confirmações de consultas. Mas também para ações de relacionamento com pacientes, colaboradores e equipe médica.
E a forma como o trabalho pode ser conduzido, segundo o diretor, é muito simples. A conexão é realizada diretamente pelo sistema hospitalar. “Usamos o sistema que cadastra os pacientes que chegam ao hospital. Para agendar uma consulta, o programa puxa esses dados do próprio sistema no banco de dados de cadastro. Então, quando é feito um agendamento para um paciente, o SMS é enviado automaticamente para ele”, relata Kawel sobre o processo.
Feedback positivo
“O SMS contribui muito para os trabalhos de clínicas e hospitais. É uma comunicação direta e com resultados imediatos. Ponto muito importante para o segmento que tem necessidade de resposta em curto prazo. Sempre recebemos um feedback muito positivo dos clientes, principalmente porque existe essa real eficácia em um produto que é barato”, revelou o diretor.
SMS como comunicação?
Diferente de outras soluções, o SMS tem um alto retorno, uma vez que é impossível de ser ignorado. Soma-se a essa característica, o número de pessoas que possuem smartphone no Brasil. De acordo com a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a quantia chegou a 168 milhões, um crescimento de 9% em relação a 2015, quando o número era de 152 milhões de celulares inteligentes.
Sem contar que o brasileiro usa cada vez mais o celular em sua rotina. Andar sem o aparelho é praticamente o mesmo que, como se diz popularmente, “andar sem roupa”. A média é de que a população olha o conteúdo do mesmo, pelo menos 75 vezes diariamente. E um estudo realizado pela Global Mobile Consumer Survey, comprova o fato.
Quem ganha muito com isso é o empresariado, já que as empresas especializadas neste tipo de comunicação, dentro da plataforma, oferecem diversas formas de diálogo com o cliente. A SMS Digital, por exemplo, atualmente trabalha com quatro tipos de soluções.
– SMS Corporativo: Produto destinado para compartilhamento de informações operacionais, dicas, felicitações, cobranças, agradecimentos, entre muitos outros.
– SMS Marketing: A ferramenta é ideal para ações promocionais e campanhas de marketing. Entre seus benefícios está o custo-benefício, alta abrangência e interação com o público.
– SMS Radar: pesquisa personalizada de satisfação ou demanda, em que avalia as manifestações de agrado ou distinção. A pesquisa de demanda direciona de que forma certo produto ou serviço será aceito no mercado (serviço exclusivo da marca atualmente).
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