Já faz algum tempo que o empreendedorismo vem se destacando no Brasil, seja por vontade ou necessidade, empreender é uma das opções preferidas dos brasileiros para driblar as crises ou conquistar uma situação financeira mais confortável. E um dos mercados que antes da pandemia estava em alta e que depois da população ser vacinada promete gerar ótimos resultados é o do Turismo.
O otimismo depositado neste mercado pelos especialistas não é à toa. Antes da pandemia, esse segmento representava 10.4% do PIB Mundial e o cenário era de crescimento a cada ano. Com toda a demanda reprimida por conta das medidas de segurança adotadas contra a COVID-19, quando for possível viajar novamente, sem restrições, o mercado deve aquecer bastante. Hoje, mesmo com alguns países fechados para brasileiros, já se percebe uma procura grande por viagens internacionais com embarque para 2022. E quando falamos do turismo doméstico, a retomada já está acontecendo.
Mas antes de sair abrindo uma Agência de Viagens, é preciso entender quais habilidades e conhecimentos são necessários para ter sucesso no segmento. Para Márcia Ximenes, diretora de expansão da Flyworld Brasil, rede de microfranquias de Agências de Viagens, a característica mais importante para quem deseja empreender na área é gostar de lidar com pessoas e saber vender. “Quando converso com os candidatos interessados em abrir a sua Flyworld eu sempre pergunto se eles gostam de lidar com pessoas, se gostam de vender e se já possuem algum networking. Porque expertise, suporte, marketing e produtos, nós como franqueadores oferecemos. A falta de experiência no mercado não impede ninguém de empreender na área”, explica Márcia.
A executiva da Flyworld aponta também a segurança e retorno mais rápido do investimento para quem escolhe empreender no modelo franchising. “Eu costumo dizer que empreender é se jogar de um precipício. Quem escolhe empreender no franchising se joga de paraquedas. Para quem não tem nenhuma experiência no mercado de turismo, abrir uma agência solo é muito arriscado e exige um investimento maior, pois o negócio vai demorar mais pra gerar resultados. E para quem já tem experiência de mercado, escolher uma franquia também vai trazer um retorno mais rápido do investimento e mais segurança no dia a dia”, finaliza Márcia.
O processo de abertura de uma Agência de Viagens é bastante tranquilo. Para quem opta por uma Franquia como a Flyworld, por exemplo, é possível abrir a empresa em 10 dias.