Empreender em família: primos abrem franquia de cuidador de idoso em Curitiba

Os jovens Felipe de Brito e Lucas de Brito Vargas acabam de inaugurar uma unidade do Grupo Acolher e Cuidar Franchising, na capital paranaense, a segunda unidade na região Sul do país

Os primos Lucas de Brito Vargas, de 31 anos, e Felipe de Brito, de 29 anos, têm experiências profissionais bem distintas, mas acabaram se unindo por um objetivo em comum: empreender. Lucas é educador físico e Felipe bacharel em Direito, mas além de serem primos eles acabam de dar um novo passo importante nas suas vidas, abriram o primeiro negócio próprio e optaram pelo Grupo Acolher e Cuidar Franchising – marca com foco na realização da prestação de serviços domiciliares em saúde através do atendimento de cuidador de idosos. A inauguração ocorre no próximo dia 24 de abril (quarta-feira), às 19h, em Curitiba/ PR.

A inauguração contará com palestra de Simone Fiebrantz Pinto, nutricionista especialista em Gerontologia pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), que abordará sobre “A importância do cuidado domiciliar com uma equipe multidisciplinar. O atendimento domiciliar é uma modalidade de cuidado que cresce a cada dia, inclusive em Curitiba. Com ele podemos respeitar o ritmo do paciente, pois está no seu ambiente, na qual os profissionais vão até ele, o que dessa forma facilita para o paciente o acesso a diferentes serviços sem precisar sair e se expor a outros riscos, como infecção hospitalar, por exemplo”, analisa Simone.

Propósito de vida

Há tempos os jovens tinham o desejo de empreenderem juntos e buscavam por algo com impacto social positivo, sólido, rentável e com boas perspectivas de crescimento.

“Durante anos da minha vida eu buscava encontrar uma carreira em algo que me fizesse acreditar que estava exercendo um papel significante no meio em que estou inserido. Significante não em termos exclusivamente financeiro, mas sim de uma maneira que agregasse valor social”, afirma Lucas, que é apaixonado por esportes e tudo que está ligado à saúde.

Foi em um dos estágios do curso de Educação Física que o levou a ter contato com o público idoso e se identificou com o trabalho voltado à área da reabilitação, promoção da saúde e qualidade de vida para esse público.

Geração prateada

Empreendimentos voltados para a conhecida “geração prateada” vêm crescendo a um ritmo acelerado nos últimos anos. Segundo projeções do IBGE, até 2030 o Brasil terá algo como 41,5 milhões de habitantes com 60 anos ou mais. Número que deverá saltar para 73,5 milhões até 2050.

É pensando em atender esse público, que um dos setores que mais cresce é o de cuidados domiciliares, como é o caso dos serviços prestados pela franquia Acolher e Cuidar, que oferece serviços para idosos, desde cuidados básicos e de enfermagem, até mesmo para casos de alta complexidade.

O objetivo principal é ajudar o idoso a manter certa independência dentro da sua própria casa, ter apoio psicológico, e proporcionar tranquilidade aos familiares em saber que ele está sendo bem assistido com profissionais totalmente treinados e capacitados.

“O mercado de saúde tem várias nuances, podemos enxergar um mercado onde há bastante perspectiva de trabalho, com indivíduos se preocupando mais hoje em dia com longevidade e qualidade de vida que em outras épocas. Maior acesso a serviços e tratamentos voltados para a saúde, onde a cada dia surgem novidades que buscam melhorar conceitos sobre saúde e envelhecimento. O meio digital e as redes sociais são ferramentas que fomentam as áreas do conhecimento da saúde e por consequência os serviços prestados. Entretanto, é preciso ter cautela com as facilidades que o ambiente digital proporciona. É preciso examinar com critério quais as pessoas que estão disseminando conhecimento e oferecendo serviço de saúde. Pessoas se valem de números em rede social para se aproveitar e disseminar informações erradas e às vezes até enganosas para atrair benefícios em troca disso”, avalia o jovem.

Expectativa com o novo negócio

O novo franqueado revela que investiu pouco mais de R$ 100 mil no novo empreendimento. Com isso, a expectativa é recuperar o investimento em até 18 meses de atividade da empresa, e faturar entre R$ 30 mil a R$ 50 mil por mês, podendo chegar a R$ 100 mil ao longo prazo.

“Uma das vontades de empreender com atendimento domiciliar foi quando nos deparamos com a necessidade de pesquisar sobre esse serviço para nossa avó materna e encontramos algumas dificuldades e carência desse serviço em Curitiba. Daí visualizamos uma lacuna que poderia ser preenchida ao oferecer um serviço com bom atendimento e bons profissionais. Por isso, estamos muito confiantes e otimistas com esse novo negócio em Curitiba”, finaliza o novo franqueado da Acolher e Cuidar.

Os primos Felipe e Lucas escolheram o modelo Premium, que é um formato de loja física onde está incluso a locação de equipamentos hospitalar; serviços de procedimento pontual; serviços de enfermagem (tratamento de feridas, soroterapia, antibioticoterapia, entre outros, que tem por objetivo evitar internação hospitalar); Programa Ame Acolher e Cuidar, e serviços de cuidador de idosos para períodos de 6h, 12h ou 24h.

3ª melhor cidade para empreender no Brasil

O município de Curitiba conquistou a 3ª posição na lista das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023.

Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório abrange 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender. Curitiba só fica atrás no ranking das cidades de São Paulo (1º lugar) e Osasco (2º).

Somente no 1º trimestre de 2023, o estado do Paraná gerou R$ 3,5 bilhões em faturamento, um aumento de 20% em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, a pesquisa da Associação registrou 12.991 unidades, gerando 111.749 empregos diretos no estado paranaense.