O perfil do idoso mudou nos últimos anos, se antes era comum associar a pessoa com mais de 60 anos a bengala e a cadeira de balanço, hoje a imagem da chamada melhor idade, é associada ao trabalho, esportes e viagens. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a estimativa de vida do brasileiro aumentou, e hoje vive-se em média 72,7 anos. Com o aumento na expectativa e na qualidade de vida, muitos precisam continuar ativos para gerar renda para a família, mas infelizmente o mercado de trabalho não acompanhou essa evolução. Segundo estudo do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – o desemprego entre as pessoas com mais de 59 anos teve aumento de 132%, quando comparado o último trimestre de 2014 (2,05%) e o segundo trimestre de 2016 (4,75%). Se arrumar um emprego nessa faixa etária é difícil, a saída pode ser o empreendedorismo, por meio de microfranquias, que oferecem negócios com baixo investimento inicial e rápida recuperação do valor investido.
Uma microfranquia com perfil ideal para o idoso é a BagNews – especializada em venda de publicidade em embalagens ecologicamente corretas – com investimento inicial a partir de R$ 6 mil Reais, ela gera um faturamento de R$ 24.500,00 por edição, podendo ser mensal se o franqueado veicular uma edição da sacola por mês, e lucratividade bruta de 63%. Outro ponto positivo para o franqueado com mais de 60 anos, é que a franquia não exige ponto comercial, ela pode ser operada a partir da própria residência, já que a maior parte do trabalho será realizada em atividades externas com visitas para vendas de anúncios. As visitas externas, aliás, contribuem para que o idoso continue se relacionando com outras pessoas e assim, evite outro problema muito comum nessa fase, o isolamento.
De acordo com o sócio-diretor da BagNews, Salvatore Privitera, a empresa busca franqueados com fluência verbal e raciocínio articulado, senso comercial, dinamismo, iniciativa e espírito empreendedor, além de disponibilidade e disposição para conduzir pessoalmente o negócio. “O perfil do franqueado com mais de 60 anos é o ideal para o gerenciamento da franquia, pois são pessoas já capacitadas com anos de experiência no mercado de trabalho, responsáveis e que valorizam suas conquistas diárias”, ressalta Privitera. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, em 2050 estima-se que 30% da população brasileira terá 60 anos ou mais. Informações do Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento indicam que o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deverá crescer mais rápido do que a média internacional, enquanto nos outros países o número vai duplicar, no Brasil ele vai quase triplicar. Dados do IBGE mostram que em 40 anos, a população idosa vai passar de 19,6 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050, ou seja, 29,3% do total.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito